Topo

Borussia conta com atacante de "17 pulmões" para avançar na Liga

Mascarado, Aubameyang comemora gol na final da Supercopa da Alemanha - AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ
Mascarado, Aubameyang comemora gol na final da Supercopa da Alemanha Imagem: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

13/03/2015 06h00

Uma das esperanças do Borussia Dortmund para avançar às quartas de final da Liga dos Campeões é o atacante gabonense Aubameyang, 25. Se ele não é exatamente o melhor jogador do time, é um dos mais carismáticos. E adora marcar em jogos importantes.
 
No jogo de ida das oitavas de final do torneio, o time alemão perdeu por 2 a 1 para a Juventus, em Turim. Na próxima quarta-feira, na Alemanha, o Borussia tenta iniciar uma arrancada para repetir o sucesso da Liga dos Campeões 2012-2013, em que foi à final contra o Bayern de Munique após eliminar o Real Madrid nas semifinais. O título, porém, ficou com os rivais.
 
Entre os principais atributos de Aubameyang estão a velocidade e o fôlego inesgotável. Essas características renderam a ele vários apelidos como "17 pulmões", "Usain Bolt", "AubameBolt", "Fórmula 1", "Fábrica de Fôlego" e "Raio Amarelo". Também atende por "Homem Aranha". Já comemorou gols pela equipe alemã com a máscara do super-herói.
 
Aubameyang está em sua segunda temporada no Borussia. Aos 19 anos foi contratado pelo Milan, mas nunca entrou em campo pela equipe principal do clube italiano. Foi sucessivamente emprestado para times franceses como Dijon, Lille, Monaco e Saint-Éttienne, onde obteve destaque e atraiu o interesse dos alemães. 
 
Em duas temporadas pelo Saint-Éttienne, em 82 jogos, marcou 39 vezes. Na temporada 2012-2013 do Campeonato Francês, com 19 gols, ficou apenas atrás de Zlatan Ibrahimovic, que marcou 30 vezes.
 
Em 2013, no seu primeiro ano no Borussia ganhou notoriedade ao fazer o segundo gol do título da Supercopa da Alemanha. O Borussia venceu o Bayern de Munique por 2 a 0.
 
Ao ganhar a disputa pelo alto com Boateng, vestiu a máscara de Homem-Aranha e ganhou notoriedade na imprensa, com a sua foto circulando pelo mundo. 
 
No início do mês, quando ele marcou o gol que abriu a vitória de 3 a 0 contra os rivais do Schalke 04, não conteve a empolgação. "Ganhar um clássico é como ter um orgasmo. Na comemoração, com seu companheiro Marco Reus, a comemoração foi com as fantasias de Batman e Robin.
 
Apesar de ter nascido na cidade de Laval, na França, Aubameyang optou por jogar na seleção gabonense. Ele disputou os Jogos Olímpicos de Londres com a seleção do Gabão, que fez uma campanha discreta: dois empates, contra Suíça e Coreia do Sul. O time ainda foi derrotado por 2 a 0 para o México. Mas o único gol da equipe foi marcado por ele, no 1 a 1 contra os suíços.