Topo

Craque finlandês esquentou banco, mas conquistou torcida do Ajax e a Europa

Litmanen em ação contra a Udinese, durante a Copa do UEFA, em 1997 - Stu Forster/Allsport
Litmanen em ação contra a Udinese, durante a Copa do UEFA, em 1997 Imagem: Stu Forster/Allsport

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

16/03/2015 12h00

Os sete anos em que o finlandês Jary Litmanen, 44, atuou pelo Ajax ficaram marcados na memória da torcida holandesa. Considerado o melhor finlandês de todos os tempos, o camisa 10 foi fundamental para a conquista da quarta e última Liga dos Campeões do Ajax, em 1995. No mesmo ano, ele participou ainda da conquista da Copa Intercontinental contra o Grêmio, comandado à época por Luiz Felipe Scolari.
 
Litmanen estreou profissionalmente, ainda na Finlândia, aos 16 anos, no Reipas. Passou pelo HJK Helsinki, considerado o maior clube do país, antes de se transferir para o Ajax.
 
Entre as suas características estavam a extrema habilidade e visão de jogo. De quebra, batia faltas e escanteios com maestria. Na chegada ao Ajax, dirigido por Louis van Gaal, teve de esquentar o banco. Concorria com o ídolo nacional da Holanda, Dennis Bergkamp. No fim da temporada, o Ajax negociou Bergkamp e Litmanen começou a brilhar.
 
Na temporada 93/94 do Campeonato Holandês foram nada menos do que 26 gols. Mas a consagração viria em 1995, com o título da Liga dos Campeões. Na final, contra o Milan, vitória por 1 a 0, em Viena. No final do ano, após empate contra o Grêmio por 0 a 0, vitória nos pênaltis e o título Intercontinental.
 
Em grande fase, o Ajax chegaria no ano seguinte novamente à final da Liga dos Campeões. Desta vez o time foi derrotado nos pênaltis pela Juventus. Nos sete anos em que jogou no Ajax, Litmanen marcou 24 vezes em competições europeias. 
 
O seu desempenho chamou a atenção do Barcelona, que o contratou em 1999. Mas seguidas contusões fizeram com que ele tivesse uma passagem discreta pelo clube catalão. Dois anos depois desembarcava em Liverpool. Mesmo conquistando as copas da Uefa e da Inglaterra pelo clube, também teve passagem apagada.
 
Sem sucesso, voltou para o Ajax em 2002, já aos 31 anos. Foi recebido com festa, mas também não teve o desempenho de sua primeira passagem pelo time. Duas temporadas depois voltou para a Finlândia. Ainda passou pelo Hansa Rostock (Alemanha), Mallmo (Suécia) e em 2008 foi anunciado pelo Fulham, clube pelo qual não chegou a atuar. Encerrou a carreira no HJK Helsinque, em 2011.
 
Pela seleção da Finlândia, disputou 137 jogos, com 32 gols. Se despediu da equipe nacional em 2010, aos 39 anos.