Topo

Arsenal vence Monaco, mas cai pela 5ª vez consecutiva nas oitavas de final

Do UOL, em São Paulo

17/03/2015 18h37

O Arsenal não consegue brilhar na Liga dos Campeões da Europa. E a equipe de Arsene Wenger deu mais uma prova disso nessa terça-feira, contra o Monaco, no jogo de volta das oitavas de final. O time londrino até venceu por 2 a 0 fora de casa, mas não conseguiu reverter a desvantagem de 3 a 1 do jogo de ida e ficou com o gosto amargo da desclassificação pelos gols tomados em Londres.

Assim, o Arsenal caiu pelo quinto ano consecutivo na fase oitavas de final. Antes, havia sido eliminado para o Barcelona (2011), Milan (2012) e Bayern de Munique (2013/2014).

Nessa terça-feira, o Arsenal dominou o jogo na maior parte do tempo, mas não conseguiu transformar a superioridade na sonhada classificação. Fez 2 a o com Giroud e Ramsey, mas caiu para o Monaco, que jogou com o regulamento debaixo do braço, como se diz na gíria do futebol.

Fases do Jogo

Precisando marcar pelo menos três gols para avançar às quartas, o Arsenal teve dificuldades nos primeiros minutos da partida.

Sem conseguir encaixar seu jogo de passes rápidos e velocidade pelos lados, os “Gunners” só chegaram com perigo aos 15 minutos.

Após cruzamento da direita, Giroud subiu mais alto que a defesa do Monaco e tirou tinta da trave do goleiro Subasic.
Cinco minutos mais tarde, o Arsenal carimbou o travessão do Monaco após bate-rebate na área e finalização de Koscielny. Mas o juiz deu impedimento do zagueiro do time inglês.

O Arsenal melhorou da metade pra frente do primeiro tempo, assumiu o controle do jogo e abriu o placar aos 36 minutos. Giroud recebeu de frente para Subasic e chutou para boa defesa do goleiro. Mas no rebote não perdoou e fez 1 a 0.

No final da primeira etapa, Giroud quase fez mais um para o Arsenal. Welbeck fez boa jogada em velocidade pela direita e bateu cruzado em direção à área. Mas o atacante não pegou em cheio e Subasic defendeu no centro do gol.

No segundo tempo, o Monaco veio mais fechado ainda, quase sempre com 10 jogadores atrás da linha da bola. Deu o campo de jogo para o Arsenal e saiu apenas nos contra-ataques.

O jogo seguiu bastante movimentado, mas com poucas chances de gols para os dois lados. À exceção das jogadas de bola parada do Arsenal.

O Monaco "cozinhou" o time inglês, que só conseguiu ampliar faltando dez minutos para o fim do jogo. Ramsey aproveitou a falha na saída de bola do zagueiro do Monaco e bateu forte para fazer 2 a 0, devolvendo a emoção para o confronto nos minutos finais.

Precisando de apenas mais um gol, o Arsenal pressionou, mas não conseguiu o tento que lhe colocaria nas quartas de final da Liga dos Campeões 5 anos depois.

O melhor: Giroud – O camisa 12 do Arsenal participou da maioria das ações ofensivas do time do Arsenal. Além de deixar sua marca, Giroud foi o jogador que mais finalizou na partida. Foram seis finalizações só no primeiro tempo.

O pior: Berbatov – O veterano atacante búlgaro praticamente não foi visto em campo. Ficou plantado no ataque do Monaco e não finalizou sequer uma vez no gol do Arsenal durante a partida. Sua pouca mobilidade atrasou também os contragolpes pontuais do time Francês.

Chave do jogo: Postura do Arsenal – Era esperado que os “Gunners” começassem a partida em ritmo alucinante, partindo pra cima do Monaco. Mas não foi o que aconteceu. O Arsenal entrou no jogo do time francês e nem parecia que precisava balançar as redes pelo menos três vezes para se classificar. Da metade do primeiro tempo em diante, porém, o time inglês começou a pressionar a saída de bola do Monaco e assumiu o controle do jogo. O que foi decisivo para vencer a partida. Mas não suficiente para conseguir a classificação. A derrota por 3 a 1 na Inglaterra custou caro para os comandados de Arsene Wenger.

Para lembrar:
O Arsenal caiu na fase oitavas de final das últimas cinco edições da Liga dos Campeões. Foi eliminado pelo Barcelona (2011), Milan (2012), Bayern de Munique (2013/2014) e Monaco (2015).

A banda de rock irlandesa U2 esteve nas arquibancadas do jogo entre Monaco e Arsenal. O vocalista Bono Vox, o guitarrista The Edge e o baterista Larry Mullen Jr. prestigiaram o jogo do time inglês.