Topo

Atlético de Madri supera Leverkusen nos pênaltis e está nas quartas da Liga

Do UOL, em São Paulo

17/03/2015 19h30

Atual vice-campeão da Liga dos Campeões, o Atlético de Madri sofreu, mas está classificado para a próxima fase do principal torneio europeu de clubes. A equipe se garantiu nas quartas após bater o Bayer Leverkusen, nos pênaltis por 3 a 2 nesta terça-feira.

No tempo normal, o Atlético de Madri venceu o Leverkusen por 1 a 0, mesmo placar do jogo de ida. Na prorrogação, os goleiros se destacaram e levaram o duelo para os pênaltis. Na decisão, os jogadores deram uma aula de como não se bater penalidades com três cobranças saindo por cima do gol.

O adversário do Atlético de Madri será definido na próxima sexta-feira. Além dos espanhóis, Real Madrid, PSG, Bayern, Porto e Monaco. Os últimos dois classificados sairão nesta quarta-feira.

Fases do jogo: Os alemães conseguiam dominar bem o meio-campo e evitar a pressão espanhola. Do outro lado, o Atlético pouco criava, mas toda bola fazia com que algum jogador pedisse apoio da torcida. Na raça e um chute desviado de Mario Suarez, a equipe da Espanha conseguiu abrir o placar e igualar o duelo.

A igualdade fez com que o Atlético de Madri tomasse menos sustos. Daí para frente, o time passou a dominar as ações ofensivas e até teve chance de fazer o segundo, mas pecou na finalização. Enquanto isso, o Leverkusen estava assustado e não criava chances.

A desvantagem no placar não pareceu preocupar os alemães na segunda etapa. A postura foi a mesma e o time só se arriscava nos contra-ataques. O goleiro Oblak, que entrou na vaga do machucado Moyá, era praticamente um espectador em campo. Leno não vivia situação muito diferente, mas, apesar de não ser acionado, ele conviveu com a bola rondando sua área.

Mas, aos 35 minutos, ele teve de aparecer. Turan bateu de dentro da área cruzado e exigiu uma boa defesa em lance que daria a classificação para os espanhóis. A falta de criatividade seguiu e o duelo foi para a prorrogação.

No tempo extra, o Leverkusen começou a arriscar mais. As duas melhores chances aconteceram nos primeiros cinco minutos quando Oblak foi exigido como não tinha sido nos 90 minutos.

O segundo tempo começou com o Atlético de Madri melhor. Se não fosse uma bela defesa de Leno, em finalização de Raul Garcia, o segundo gol finalmente teria saído. E o último lance de perigo parou mesmo no goleiro dos alemães e o duelo foi para os pênaltis.

Assim como aconteceu no tempo normal, os jogadores de linha tiveram dificuldade nas cobranças de pênaltis. Primeiro, Raúl Garcia bateu para fora, depois, Chalanoglu bateu no meio e viu Oblak defender. Em seguida, foi a vez de Toprak, para o Leverkusen, e Koke, para o Atlético, perderam. Para finalizar as falhas e garantir a classificação do Atlético, Kiessling mandou por cima do gol.

Melhor: Mario Suárez - Ele contou com sorte no gol que marcou e, em seguida, quase repetiu o feito, mas até o seu gol, o Atlético sofria para ameaçar o goleiro rival. E seu gol único conseguiu manter o time vivo. Em sua função no meio-campo, ele foi bem tanto ofensivamente como defensivamente.

Pior: Ömer Toprak – A defesa alemã está muito bem postada e foi justamente tentando ajudar que o atleta acabou atrapalhando sua equipe. A bola ia em direção do goleiro Leno antes de desviar no seu pé e morrer nas redes.

Para lembrar.

Guardiola. Mesmo sem saber se seu próximo rival sairá deste duelo, o técnico do Bayern de Munique esteve no estádio para acompanhar o duelo.