Topo

6 fatos que apimentam os duelos das quartas da Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

20/03/2015 10h44

Os cruzamentos das quartas de finais reservam confrontos que fizeram história em outras edições da Liga dos Campeões. Dois duelos já foram decisões de título: Real Madri x Atlético de Madri, em 2014, e Bayern x Porto, em 1987.

Paralelamente à tradição em jogo, alguns duelos particulares estarão em campo nas quartas. Os oito times classificados possuem atletas brasileiros.

Os quatro confrontos são: Barcelona x Paris Saint-Germain; Real Madrid x Atlético de Madri; Bayern x Porto e Juventus x Monaco.

O UOL Esporte levantou alguns motivos que acirram as partidas das quartas:

Neymar é substituído e deixa faixa de capitão com Thiago Silva - HEINZ-PETER BADER / REUTERS - HEINZ-PETER BADER / REUTERS
Imagem: HEINZ-PETER BADER / REUTERS

1 - Tarja de capitão da seleção causou ruído entre Neymar e Thiago Silva

O jogo mais esperado das quartas para muitos envolve Barcelona x PSG. Neymar terá pela frente vários colegas de seleção, entre eles Thiago Silva, capitão do time francês e autor do gol que levou o PSG à próxima fase.

Neymar e Thiago Silva são amigos. Mas a definição do capitão da seleção brasileira causou ruído na relação de ambos. O zagueiro externou publicamente seu descontentamento pela perda da braçadeira após a Copa.

Dunga entregou a tarja para Neymar. Thiago Silva disse em novembro do ano passado que não havia sido procurado pelo técnico e nem por Neymar para justificar a nova opção de capitão.

A declaração não pegou bem, e Thiago tratou de avisar posteriormente que havia sido mal interpretado. Uma foto de Neymar com Thiago Silva dias depois da polêmica serviu para mostrar que a parceria seguia intacta. Neymar e Thiago estarão em lados opostos no dia 15 de abril.

Messi e Ibrahimovic estão garantidos no ataque do Barcelona, que precisa vencer a Inter - Manu Fernandez/AP Photo - Manu Fernandez/AP Photo
Imagem: Manu Fernandez/AP Photo

2 - Ibra ainda não digeriu sua saída do Barça

Ibrahimovic jogou no Barcelona, mas esteve longe de exibir um grande futebol. E ele não gostou da maneira como deixou o clube catalão, em 2010. O relacionamento entre Messi e Ibrahimovic era ruim. É o que afirma o livro 'Mistério de Messi', dos jornalistas Sebastián Fest e Alexandre Juillard, que traz supostas revelações de bastidores. Entre elas, está a afirmação de que o argentino teria ameaçado deixar a equipe após a contratação do companheiro e teria usado sua influência para que ele fosse negociado.

O sueco também teve problemas com Pep Guardiola. A relação entre os dois era a pior possível, afirmou o atacante, que chamou o técnico de “covarde”. O então treinador do Barça foi acusado de ter boicotado Ibrahimovic, obrigando o atleta a atuar fora de sua posição no ataque. 

Agora referência do PSG, Ibra reencontra seu ex-clube. Mas ele só joga na segunda partida, pois cumpre suspensão na partida de ida pela expulsão contra o Chelsea. Em 2013, o atacante defendia o clube francês quando foi eliminado pelo Barcelona nas quartas da Liga.

3 - Messi repetirá baile diante de trio defensivo brasileiro?

Messi foi espetacular nos duelos contra o Manchester City, pelas oitavas da Liga. O argentino só não foi melhor porque o goleiro Hart fechou o gol no duelo realizado no Camp Nou. Messi deu assistência e dois “rolinhos”, um deles fez Milner, do City, se desequilibrar.

Agora Messi terá pela frente o trio defensivo mais valioso do mundo: Thiago Silva, David Luiz e Marquinhos. A classificação dramática do PSG contra o Chelsea foi conquistada graças a Thiago e David, que marcaram gols importantes e suportaram o ataque rival mesmo com um jogador a menos.

Sergio Ramos cabeceia para empatar o jogo pelo Real contra o Atlético de Madri - AFP PHOTO/ PIERRE-PHILIPPE MARCOU - AFP PHOTO/ PIERRE-PHILIPPE MARCOU
Imagem: AFP PHOTO/ PIERRE-PHILIPPE MARCOU

4 – Finais recentes acirram Atlético x Real

Um simples encontro entre Real Madrid e Atlético de Madri já causaria intensa rivalidade entre as duas equipes. Mas o duelo se tornou muito mais do que um “clássico de Madri”.

O título europeu de 2014 foi decidido entre os dois times. O Atlético ainda não cicatrizou o gol de empate de Sérgio Ramos, marcado nos acréscimos. O título estava nas mãos do Atlético. Na prorrogação, o Real destruiu o rival, aplicando 4 a 1.

Mas o Real também está entalado com o Atlético na garganta. A equipe de Cristiano Ronaldo não conseguiu triunfar diante dos colchoneros depois da taça da Liga. Foram sete partidas, com quatro êxitos do Atlético e três empates, incluindo um título da Supercopa da Espanha em agosto vencida pelo Atlético contra o Real.

Tevez comemora seu 15º gol pela Juventus no Campeonato Italiano - TONY GENTILE / REUTERS - TONY GENTILE / REUTERS
Imagem: TONY GENTILE / REUTERS

5 - Juventus carrega Itália nas costas

A Itália passa por um período de forte recessão no futebol. O Parma decretou falência. O Milan não é sombra das equipes que montou em um passado recente e capenga no Campeonato Italiano. O último título de um time da Itália na Liga foi nas temporadas 2009-2010, com a Inter de Milão.

Único representante do país nas quartas do torneio, a Juventus tem em Carlitos Tevez sua principal esperança de se manter na Liga deste ano. Outra estrela da equipe, o meio-campista Pogba está lesionado e não atuará nas quartas. O adversário da Juventus é o Monaco, que eliminou o Arsenal nas oitavas.

6 - Poderoso Bayern quer se vingar do Porto

Favoritíssimo neste confronto, o Bayern de Munique quer a revanche diante do Porto. Em 1987, o time alemão foi derrotado pelo Porto na decisão do título, 2 a 1, na Áustria. Desde então, o clube bávaro ganhou mais duas Ligas, contra um título do time português.

Base da seleção campeã do Mundial de 2014, o Bayern chega às quartas credenciado pela goleada de 7 a 0, maior contagem em fases finais da história da competição.