Topo

Polêmico, técnico do Monaco evita ser comparado a Mourinho: "falta muito"

Leonardo Jardim comemora classificação do Monaco na Liga dos Campeões - Jean-Paul Pelissier/Reuters
Leonardo Jardim comemora classificação do Monaco na Liga dos Campeões Imagem: Jean-Paul Pelissier/Reuters

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

20/03/2015 06h00

A classificação do Monaco para as quartas de final da Liga dos Campeões nesta semana fez com que o jovem técnico da equipe, o português Leonardo Jardim, 40, voltasse a ser comparado com o técnico do Chelsea, seu conterrâneo José Mourinho. Além de despontar jovem como Mourinho, é visto como ambicioso, bom motivador e aberto a novas técnicas para o treinamento da equipe. Ele costuma agradecer as comparações, mas diz estar muito longe de Mourinho, pelo menos por enquanto.
 
Afeito a algumas polêmicas, a mais recente se deu com o técnico do Arsenal, Arsene Wenger. No jogo de ida pelas oitavas de final da Liga, o Monaco bateu os ingleses por 3 a 1. Na volta, perdeu por 2 a 0, garantindo a classificação com o gol fora de casa. Jardim deixou o jogo sem cumprimentá-lo, alegando que o contrário aconteceu no jogo de ida. De acordo com o português, o Arsenal acreditou que teria vida fácil contra os franceses. "Ficaram contentes em nos enfrentar".
 
Jardim foi contratado pelo Monaco no início da temporada, em substituição ao italiano Claudio Ranieri, que levou o clube ao vice-campeonato francês em 2014, garantindo a classificação do time para a Liga dos Campeões. Por sua vez, Jardim foi vice-campeão português com o Sporting de Portugal simultaneamente.
 
O treinador nasceu na cidade venezuelana de Barcelona. Os pais, portugueses, tinham comércio na cidade. Eles regressaram à Ilha da Madeira quando Jardim tinha três anos e foi lá que ele cresceu.
 
Na adolescência, além do futebol, chegou atuar no handebol do Santacruzense, time de sua cidade. Na família, diz-se que aos 15 anos Jardim já pensava em ser treinador. Ao ver um jogo do Sporting na televisão teria dito que um dia treinaria aquela equipe, o que se concretizou em 2013, aos 39 anos, depois de uma passagem polêmica pelo grego Olympiacos.
 
Os gregos lideravam o campeonato nacional com dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Mas o treinador foi demitido, o que provocou muitas críticas da torcida. O clube tinha 14 vitórias e três empates. Nos bastidores, o motivo da queda se deu porque o treinador teria se relacionado com a mulher do presidente do clube, Evangelos Marinakis, o que nunca chegou a ser comprovado.
 
Antes passou pelo Camacha (Ilha da Madeira), clube em que estreou como treinador aos 27 anos. Em Portugal ainda dirigiu Chaves, Beira-Mar e Braga.
 
No Chaves, o antigo presidente do clube dizia que uma de suas principais virtudes era simplificar as coisas. Tinha como mérito não criar problemas e resolver os que apareciam com danos mínimos.
 
Na disputa das quartas de final da Liga, Jardim sabe que o Monaco tem a preferência dos adversários, justamente por ser o azarão da competição. Ele provoca. "Todas as equipes vão querer nos enfrentar". E espera casa cheia na partida que o time disputará em casa. "Sabemos que a torcida estará do nosso lado".