Topo

Wallace se destaca na zaga do Mônaco e tem tudo para estar no Rio-2016

Titular do Mônaco, zagueiro brasileiro também é nome certo nas convocações de Gallo - Olivier Anrigo/Xinhua
Titular do Mônaco, zagueiro brasileiro também é nome certo nas convocações de Gallo Imagem: Olivier Anrigo/Xinhua

Felipe Priante

Do UOL, em São Paulo

10/04/2015 06h00

Uma das surpresas das quartas de final da Liga dos Campeões, o Mônaco tem entre seus pilares defensivos um zagueiro brasileiro que não é muito conhecido por aqui, mas aos poucos vem se mostrando uma valiosa promessa. Ostentando a camisa 13 do time monegasco, Wallace Fortuna dos Santos tem apenas 20 anos e uma curta carreira como profissional de pouco mais de dois anos.

Nascido no Rio de Janeiro, Wallace iniciou seus passos no futebol bem longe de casa, defendendo o azul-celeste do Cruzeiro. Com 15 anos, ele saiu do Tigres do Brasil, de Duque de Caxias, e rumou para a capital mineira depois de não conseguir um lugar nas categorias de base dos principais clubes cariocas.

Lá em Belo Horizonte, ele conquistou o título do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2012 e a partir de então começou a chamar a atenção das seleções de base, participando da equipe que triunfou no Torneio Internacional de Toulon em 2013 e 2014. As boas atuações renderam ao zagueiro, que fez apenas oito jogos pelo Cruzeiro, uma transferência para o Braga pela bagatela de 9,5 milhões de euros, cerca de R$ 30 milhões.

Empresariado pelo português Jorge Mendes, ele teve a sexta maior transferência de um zagueiro que deixou o Brasil. Wallace foi apresentado no clube português e treinou com a equipe, contudo não fez uma partida sequer, sendo emprestado para o Mônaco antes mesmo da temporada iniciar.

No principado, o zagueiro foi aos poucos ganhando espaço na equipe até chegar ao posto de titular. Nesta temporada, Wallace disputou 18 partidas com a camisa do Mônaco, somou 1.368 minutos em campo e marcou um gol, na vitória do seu time contra sobre o Rennes por 3 a 1 no estádio Louis II, pelas oitavas de final da Copa da França, em fevereiro.

Foi neste mês que Wallace teve seu maior destaque pela equipe alvirrubra, sendo considerado o melhor jogador da equipe pelos torcedores, com 43% dos votos.

As boas atuações do brasileiro dentro de campo tem coincidido com o momento favorável do Mônaco, que surpreendeu a todo e despachou o Arsenal nas oitavas de final da Liga dos Campeões, garantindo o confronto com a Juventus pelas quarta. Nesta fase da competição, Wallace integra um seleto grupo de jogadores que tem nomes como os selecionáveis Thiago Silva, David Luiz e Miranda.

Se esses três têm sido convocados constantemente para a seleção principal, Wallace segue o mesmo caminho, mas na equipe sub-21, aquela comandada por Alexandre Gallo e que tem como objetivo final montar a base do time que vai disputar os Jogos Olímpicos do Rio, no próximo ano. Tudo leva a crer que Wallace não só deve estar nas Olimpíadas, mas também tem tudo para comandar a defesa brasileira.