Topo

Pênalti e Buffon salvam Juventus contra Monaco nas quartas da Liga

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 17h34

A Juventus saiu na frente na disputa contra o Monaco pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa. Mas, os italianos, em casa, passaram sufoco para conquistar o 1 a 0 nesta terça-feira.

Os franceses entraram em campo justificando a campanha, com a melhor defesa do torneio até aqui. Sem dar espaço algum para o rival, o Monaco não foi vítima da pressão italiana.

Para a tristeza dos franceses, eles também justificaram o fraco desempenho ofensivamente. As chances desperdiçadas pela equipe retrataram um clube que fez apenas sete gols em oito partidas até aqui, agora, nove.

As duas equipes voltam ao gramado na próxima semana. Se fizer um gol, a Juventus poderá perder por um gol de diferença e qualquer empate classificam os italianos. Já os franceses terão de ganhar por dois gols de vantagem. Se o jogo terminar 1 a 0, a disputa irá para a prorrogação.

Fases do jogo: Quem esperava uma pressão grande da Juventus desde o primeiro minuto se decepcionou com a atuação dos italianos. Nos 15 primeiros minutos, o Monaco foi bem melhor no contra-ataque e só não abriu o placar graças ao goleiro Buffon. Daí para frente, a partida ficou equilibrada com a bola sem ameaçar os goleiros. Exceto aos 45 minutos, Vidal saiu na cara de Subasic, mas bateu por cima da meta francesa no último lance da primeira etapa.

A Juventus mudou sua postura no segundo tempo. Mas, ao atacar mais, a equipe deu mais espaço para o Monaco. E foi em um contra-ataque que Buffon brilhou mais uma vez após chute de Bernardo Silva.

As chances desperdiçadas pelos franceses foi punido logo na sequência. Morata foi derrubado por Ricardo Carvalho fora da área, mas o juiz marcou penalidade, e Vidal converteu o pênalti com perfeição. Daí para frente, ambas as equipes se mostraram satisfeitas com o resultado. Os franceses pouco arriscava, enquanto os italianos administravam a posse.

Melhor – Buffon: Se não fosse o goleiro, a Juventus teria um resultado pior para levar para o segundo jogo, talvez até uma derrota. Foram ao menos quatro excelentes defesas do experiente arqueiro, um deles em um chute de dentro da área.

Pior – Tevez: O argentino não esteve em campo no fim de semana contra o Parma, mas não mostrou seu talento em campo. Ele foi facilmente bloqueado pelos adversários e não participou de nenhuma jogada de perigo.

Para lembrar.

Jejum. A Juventus não chega a uma semifinal da Liga dos Campeões desde a temporada 2002/03, foram três eliminações nas quartas desde então.