Topo

Técnico do Barça minimiza chilique de Neymar: "sou eu que tomo as decisões"

João Henrique (UOL Esporte)
Imagem: João Henrique (UOL Esporte)

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 14h36

O técnico do Barcelona, Luis Enrique, minimizou nesta terça-feira (14) as reclamações feitas por Neymar após ser substituído no último final de semana, no empate em 2x2 contra o Sevilla, fora de casa, pela 31ª rodada do Campeonato Espanhol.

Apesar de não ter visto as imagens de Neymar, o técnico deixou claro não estar preocupado com as reclamações e afirma pensar apenas no melhor para a equipe. “Todos querem estar em campo, mas os jogadores devem entender que sou eu que tenho que tomar as decisões”, declarou, em entrevista coletiva.
 
O treinador ainda falou sobre a preparação para o confronto contra o PSG nesta quarta-feira (15), no Parque dos Príncipes, válido pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Para o espanhol, os confrontos da fase de grupos não podem ser levados em conta. “Foi uma partida que não foi tão boa em termos de resultado, mas estivemos próximos de empatar a partida. Creio que será um jogo aberto e muito atrativo.”
 
Luis Enrique ainda destacou o nível da equipe adversária, que eliminou o Chelsea na fase anterior, relembrando que o PSG conseguiu dificultar a partida na fase de grupos mesmo sem a principal estrela da equipe, o atacante Ibrahimovic. “Eles têm um bom plantel e estou certo que eles nos trarão dificuldades. Nós vamos tentar ganhar, cientes de que estamos em uma eliminatória, mas também sabemos que enfrentaremos um rival qualificado e capaz de ganhar.”
 
O técnico ainda comentou sobre a grande fase vivida pelo ataque Neymar, Messi e Suárez, apelidado pelos espanhóis de “MSN”. Ao ser questionado sobre a possibilidade de repetir o esquema 3-4-3 utilizado em outras partidas, Luis Enrique não confirmou, mas mostrou satisfação com o desempenho nesta formação tática. “Não considero um posicionamento arriscado. Na partida no Camp Nou, sem Dani Alves, conseguimos a vitória. Vejo o trio ofensivo muito bem, tanto no ataque quanto em aspectos defensivos. Estão em uma crescente muito boa, assim como a equipe.”
 
Além de avaliar a própria equipe, Luis Enrique também avaliou quais serão as dificuldades que o Barcelona deverá enfrentar neste primeiro confronto. “O PSG é capaz de sair jogando desde a sua intermediária ou então jogar no contra ataque. São perigosos demais em jogadas de bola parada, que já conhecemos. Vamos tentar melhorar nossas atuações para demonstrarmos um bom rendimento que garanta a vitória para nós. Certamente pode ser uma eliminatória com muitos gols, mas espero que eles sejam da minha equipe.”
 
Ao ser questionado sobre a renovação de contrato de Daniel Alves, tema amplamente abordado nas últimas semanas, Luis Enrique foi evasivo. “Alves é um jogador importante para nós, mas temos um plantel muito amplo. As diferentes opções que tenho para substituir o Daniel nos dão garantias. Tenho plena confiança que os que jogarem irão se sair bem.” 
 
Por fim, o técnico ainda demonstrou bom humor quando abordado sobre a questão física de Lionel Messi, que raramente se lesiona. “Sobre este tema eu prefiro não falar, é uma superstição”, finalizou Luis Enrique.