Topo

5 razões para acreditar que o Barcelona vai bater o PSG na Liga

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 05h00

Nesta quarta-feira, às 15h45, PSG e Barcelona começam a decidir as quartas de final da Liga dos Campeões em um dos confrontos mais equilibrados do torneio, que terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte. Com Cavani e Thiago Silva de um lado, Neymar e Messi do outro, em quem você apostaria?

Se você acha que o Barcelona pode bater o PSG, este é o seu lugar (se você acha que os franceses é que vão avançar, clique aqui). O UOL Esporte listou abaixo cinco razões para acreditar que o time azul-grená chegará à semifinal. Confira:

1 - Lionel Messi

Messi comemora gol sobre o Rayo Vallecano pelo Espanhol - EFE/Alejandro García - EFE/Alejandro García
Imagem: EFE/Alejandro García
O argentino carece de apresentações. É difícil encontrar alguém que discorde da ideia de que ele e Cristiano Ronaldo são os dois melhores jogadores do mundo, mas Messi está especialmente inspirado em 2015, depois de uns anos jogando um pouco abaixo do que já apresentou.

Na atual temporada, o camisa 10 do Barcelona tem incríveis 45 gols em 44 partidas - é vice-artilheiro do Espanhol e da Liga dos Campeões. Mais que isso, tem sido decisivo em momentos-chave.

Foi ele, por exemplo, quem desequilibrou a eliminatória contra o Manchester City, nas oitavas da Liga. No jogo de volta, em Barcelona, Messi comandou o time catalão com dribles, passes, chutes e arrancadas. Contra o PSG, ele pode ser o diferencial novamente.

2 - Retrospecto

10.abr.2013- Messi abraça Lucas após empate entre Barcelona e PSG pela Liga dos Campeões - AFP PHOTO/ JOSEP LAGO  - AFP PHOTO/ JOSEP LAGO
Imagem: AFP PHOTO/ JOSEP LAGO
Barcelona e PSG se enfrentaram duas vezes na Liga dos Campeões nos últimos três anos. Em ambas o time catalão saiu vitorioso do confronto.

Em 2013, o encontro foi nas quartas da edição daquele ano do torneio. Na França, o PSG jogou de igual para a igual, mas teve de se contentar com um 2 a 2. Na volta, o Barcelona jogou para o gasto, se contentou com um 1 a 1 e avançou às semis.

Neste ano o duelo foi pela fase de grupos. Logo na estreia, o PSG surpreendeu e fez 3 a 2 em casa, abusando dos cruzamentos contra um Barça em começo de temporada. No jogo de volta, porém, Messi e companhia ganharam por 3 a 1, resultado que garantiu o primeiro lugar da chave e deixou os franceses no caminho de uma dura eliminatória contra o Chelsea.

3 - Experiência

Abidal levanta a taça após o Barcelona conquistar o título da Liga dos Campeões - Gerry Penny/EFE - Gerry Penny/EFE
Imagem: Gerry Penny/EFE
O time do PSG é recheado de estrelas, mas a maior parte desses jogadores ainda quer provar que pode vencer no alto nível. Dos 11 jogadores que devem formar o time titular dos franceses nesta terça, por exemplo, só um já venceu a Liga dos Campeões: Maxwell, que levantou a taça em 2009 e 2011, justamente pelo Barcelona.

Do outro lado, ao contrário, boa parte da geração multicampeã sob o comando de Guardiola segue no clube. Dos titulares, Adriano, Piqué, Busquets, Alba, Mascherano, Iniesta e Messi já viveram a experiência do título. Mais que a simples conquista, pesa aqui também a vivência dos grandes jogos, que ocasionalmente pesa contra equipes menos rodadas.

Se estendermos a avaliação do PSG ao elenco inteiro, a falta de experiência continental seguirá sendo um problema. Ibra, por exemplo, é a estrela da companhia e joga a Liga dos Campeões há 13 anos, sempre por times de peso. Ainda assim, fez só seis gols nos 34 jogos de mata-mata em que esteve presente.

Thiago Silva, igualmente, sofre pela falta de êxito na competição de clubes mais importante. Mesmo em seus melhores anos de Milan, o zagueiro nunca chegou às semifinais e já caiu duas vezes diante do Barça. As exceções são David Luiz, campeão pelo Chelsea em 2012, e Thiago Motta, que venceu com a Inter em 2010, ambos batendo os catalães no caminho.

4 - Desfalques

Zlatan Ibrahimovic, atacante do PSG, deixa o gramado cabisbaixo após ser expulso contra o Chelsea, pela Liga dos Campeões - AP Photo/Matt Dunham - AP Photo/Matt Dunham
Imagem: AP Photo/Matt Dunham
Neste ponto, a diferença entre os dois times é gritante. O PSG não deve ter quatro titulares no primeiro jogo do confronto, em Paris. Ibrahimovic e Verratti cumprem suspensão automática e Thiago Motta e David Luiz estão com lesões na coxa, sendo que o brasileiro foi relacionado de forma surpreendente e ainda pode entrar em campo em cima da hora.

Além deles, o PSG também vê Lucas, titular na primeira metade da temporada (inclusive nos dois duelos contra o Barça), baleado. O brasileiro passou por uma cirurgia para corrigir um problema no músculo adutor da coxa direita e só voltou a ser relacionado pelo técnico Laurent Blanc no último fim de semana. Ele deve ser opção de banco, mas ainda está sem ritmo de jogo.

O Barça, por outro lado, sofre pouco. Messi, Suárez e Neymar estão em plena forma, obrigado, assim como Piqué, Mascherano e Iniesta. Busquets, que voltou de lesão há pouco tempo, já está retomando a forma. O único desfalque de peso é Daniel Alves, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

5 - Lateral direita do PSG

Andrés Iniesta, meia do Barcelona, disputa bola pelo alto com Van der Wiel, do PSG, durante jogo da Liga dos Campeões - AP Photo/Christophe Ena - AP Photo/Christophe Ena
Imagem: AP Photo/Christophe Ena
Um dos dramas do time francês diante de equipes de peso é o que fazer neste setor do campo. O titular da posição, Van der Wiel, foi contratado em 2012, mas não exatamente por suas qualidades defensivas. Bom nos cruzamentos e no apoio, ele geralmente deixa muito espaço nas costas e não raro compromete o jogo do PSG.

Contra o Barcelona, na fase de grupos, Blanc chegou a escalar Lucas em uma função mais defensiva para tentar ajudar Der Wiel a segurar Neymar, que ainda assim fez seu gol. Contra o Chelsea, o técnico improvisou o zagueiro Marquinhos no setor para garantir a segurança da equipe.

Nesta quarta, Marquinhos deve ir para o miolo da defesa por conta da ausência do lesionado David Luiz. Lucas, por sua vez, ainda retorna de lesão e dificilmente sairá jogando. A expectativa, então, é que Der Wiel dê conta do recado com providenciais auxílios dos volantes Matuidi e Cabaye e de Lavezzi, que pode jogar mais recuado. Em todo o caso, esse pode ser o caminho para uma eventual vitória do Barça.