Topo

Defesa do Bayern tem apagão, e Porto sai na frente nas quartas da Liga

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 17h35

O favoritismo do Bayern de Munique contra o Porto durou apenas três minutos. Foi isso que o Porto precisou para começar a construir a vitória por 3 a 1 no Estádio do Dragão, na Cidade do Porto, pelas quartas de final da Liga dos Campeões nesta quarta-feira.

O Bayern manteve seu padrão de jogo dominando a posse de bola, mas foi surpreendido por uma atuação horrível do seu sistema defensivo. Do outro lado, o Porto teve uma noite inspirada no ataque e converteu três dos cinco chutes em direção ao gol de Neuer.

Agora, se quiser continuar sonhando com o título, o Bayern terá de ganhar por 2 a 0 na partida de volta na Alemanha. Se sofrer um gol, os alemães terão de vencer por três gols de diferença para seguir adiante no tempo normal. Já o Porto joga por uma derrota por apenas um gol.

Fases do jogo: Dez minutos para esquecer. Foi assim que começou a partida para a equipe de Guardiola. Uma trapalhada de Xabi Alonso, que resultou em um pênalti de Neuer, deu o primeiro gol para Quaresma. O time alemão ainda deu sorte do goleiro receber apenas o cartão amarelo, pois Jackson Martinez iria marcar se não fosse derrubado. Minutos depois, quem cometeu um erro absurdo foi o brasileiro Dante. Desta vez, Quaresma roubou a bola do brasileiro e saiu na cara de Neuer para fazer o segundo.

Mas, o surpreendente começo do Porto parou por aí. A equipe não conseguiu manter a pressão na marcação no campo de defesa do Bayern e os alemães foram dominando a posse de bola, até o gol de Thiago, aos 28, que apareceu livre dentro da área.

O domínio voltou no segundo tempo, assim como os erros defensivos do Bayern de Munique. O único que não falhava era Neuer que fez uma excelente defesa em chute de Herrera. Logo depois, Martínez aproveitou falha de Boateng, driblou o goleiro alemão e fez o terceiro. Daí para frente, os portugueses apenas administraram o resultado.

Melhor: Quaresma – Um gol foi de pênalti e outro ele saiu na cara do goleiro, mas ele não se intimidou com a presença de Neuer. Teve duas chances e converteu as duas, deixando o Porto em boa situação no duelo.

Pior: Defesa – É difícil eleger um pior no sistema defensivo do Bayern. Xabi Alonso falhou no primeiro gol, Dante no segundo e Boateng no terceiro. E todos as falhas foram grandes.

Para lembrar.

10 minutos ou 2 gols. Apesar do Porto ter feito dois em apenas dez minutos, a equipe não conseguiu bater o recorde de 2 a 0 mais rápido aberto contra o Bayern. O Manchester United fez 2 em sete minutos em 2010.

Invencibilidade. São oito duelos entre o Bayern de Munique e os portugueses. Os alemães sempre avançaram nestes confrontos.

Desfalque. Um dos melhores jogadores do Porto nesta temporada, o lateral Danilo, que já acertou sua ida para o Real Madrid, está suspenso para o jogo de volta das quartas.