Topo

Guardiola sofre com lesões e se desdobra para escalar o Bayern

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 06h00

O nome do chefe médico do Bayern de Munique, o doutor Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt, é grande, mas ainda assim é menor do que a lista de lesionados do clube alemão. Entre aqueles afastados da equipe comandada pelo espanhol Pep Guardiola estão Arjen Robben, Franck Ribéry, Bastian Schweinsteiger, David Alaba, Medhi Benatia, Javi Martínez e Tom Starke.

Para completar o drama do time bávaro, o defensor Jerome Boateng não jogou a última partida, poupado após sentir dores na coxa. São tantos os afastados no Bayern que em seu último jogo pelo Campeonato Alemão, a equipe foi à campo com apenas quatro jogadores no banco, entre eles o goleiro Manuel Neuer, poupado para as quartas de final da Liga dos Campeões.

“Temos que nos recuperar (fisicamente) e focar nesta competição espacial. Espero poder enfrentar o Porto com esses jogadores e que nenhum outro se machuque”, brincou Guardiola após o triunfo de 3 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt, no sábado passado.

A situação complicada vivida pelo Bayern deixa o treinador preocupado. “Sem Robben e Ribéry somos um time diferente. Claro que temos grandes problemas, pois não temos jogadores para lances individuais. Temos outros atletas e precisamos adaptar nosso jogo a eles”, observou Guardiola.

Uma boa notícia para o treinador espanhol é a recuperação do compatriota Javi Martinez, que já fez alguns treinos desde a sua recuperação após ter os ligamentos do joelho rompidos. Contudo, ele ainda não foi reintegrado ao restante do elenco e aguarda liberação para poder voltar a defender a camisa do Bayern nas competições oficiais.

Com tantas ausências, Guardiola terá que montar um quebra-cabeça para escalar uma equipe competitiva no duelo com o Porto. A primeira partida das quartas de final da Liga dos Campeões acontece nesta quarta-feira às 15h45. Para se ter uma ideia da dificuldade do treinador, no último jogo ele escalou o lateral brasileiro Rafinha e o volante espanhol Xabi Alonso na zaga.