Topo

Na elite europeia, só 3 jogadores fizeram mais gols que Neymar na temporada

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 05h00

Se Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estão acima dos demais, Neymar é o segundo maior artilheiro da Europa. Com o gol marcado na última quarta, na vitória do Barcelona por 3 a 1 sobre o PSG, o brasileiro tornou-se o quarto maior artilheiro da elite europeia na temporada, atrás apenas da dupla que levou as últimas sete Bolas de Ouro e de Lacazette, revelação do Lyon que lidera a artilharia do Francês.

Os números impressionam e mostram a grande forma do brasileiro, cada vez mais consolidado entre os principais atacantes do planeta. Ao todo, Neymar marcou 28 gols na temporada, contando jogos oficiais de todas as competições que disputou, incluindo Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões – a lista não inclui gols marcados por seleções.

Cristiano Ronaldo, líder do ranking, tem 47 bolas nas redes pelo Real Madrid, contra 45 de Messi no Barcelona. Os dois têm quase 20 gols a mais que Lacazette, o terceiro na lista com 29 gols pelo Lyon, só um a mais que Neymar.

A disparidade entre Cristiano Ronaldo e Messi em relação aos demais impressiona, mas também ajuda a medir o tamanho do feito de Neymar até o momento. O brasileiro fez 18 no Espanhol (é o terceiro na artilharia), quatro na Liga dos Campeões (três deles contra o PSG) e seis na Copa do Rei.

Atrás dele estão nomes badalados como Ibrahimovic (27), Aguero (26) e Tevez (25), além de outros centroavantes de peso que nem chegam tão perto assim, como Diego Costa (20), Benzema (22) e Lewandowski (20).