Topo

Guardiola tenta levar Bayern à semifinal e evitar sua pior campanha na Liga

Guardiola disputou seis edições da Liga como técnico e sempre chegou à semifinal - Martin Meissner/AP Photo
Guardiola disputou seis edições da Liga como técnico e sempre chegou à semifinal Imagem: Martin Meissner/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

21/04/2015 06h00

A cena tornou-se recorrente nas últimas seis temporadas europeias. Desde 2009, todas as semifinais da Liga dos Campeões contaram com a presença de Pep Guardiola no banco de reservas. Bicampeão do torneio, Pep Guardiola tenta levar o Bayern de Munique à disputa por uma vaga na decisão e, com isso, evitar sua pior campanha como técnico na história da competição. Para alcançar o objetivo, o time alemão terá de reverter a vantagem do Porto, que venceu o jogo de ida em casa por 3 a 1. 

Guardiola disputa sua sexta Liga dos Campeões após deixar os gramados, a segunda com o Bayern de Munique. No ano passado, o Real Madrid venceu o time alemão na disputa por uma vaga na decisão. Com o Barcelona, o treinador espanhol ergueu as taças nas temporadas 2008-09 e 2010-11. Nas outras duas edições, levou o Barça no mínimo até as semifinais da competição, mas acabou eliminado por Inter (2009-10) e Chelsea (2011-12).

Desde que assumiu o Barcelona, no começo da temporada 2008-2009, Guardiola precisou reverter a vantagem de um adversário em quatro oportunidades, alcançando o objetivo apenas uma vez. O fato se deu contra o Arsenal, há quatro anos, nas oitavas de final. Na ocasião, o time catalão perdeu por 2 a 1 em Londres, mas garantiu vaga nas quartas ao fazer 3 a 1 no Camp Nou.

Guardiola, porém, não conseguiu levar o Barcelona à virada contra a Inter. A situação após o primeiro jogo era idêntica à atual. Em Milão, o time italiano venceu por 3 a 1. Depois, conseguiu a classificação à final ao perder por 1 a 0 na Espanha. Contra o Chelsea, dois anos depois, o Barça acabou derrotado em Londres (1 a 0) e conseguiu apenas empatar por 2 a 2 na partida de volta.

Na temporada passada, já à frente do Bayern, Guardiola, pela primeira vez, foi derrotado nas duas partidas do mata-mata. Diante do Real Madrid, a equipe alemã perdeu fora de casa (1 a 0) e em plena Allianz Arena (4 a 0). O algoz, depois, conquistou o título, como Inter e Chelsea nas edições anteriores.

Bom retrospecto

Guardiola já esteve presente, como técnico, em 16 disputas de mata-mata, com 13 classificações. No total, foram 33 partidas, incluindo o revés diante do Porto na última quarta-feira. O treinador levou suas equipes a 16 vitórias, com 11 empates e seis derrotas.

O espanhol também disputou duas finais da Liga dos Campeões, com 100% de aproveitamento. No estádio Olímpico de Roma, na temporada 2008-09, o Barcelona bateu o Manchester United por 2 a 0. Dois anos depois, em Wembley, o time voltou a derrotar os ingleses (3 a 1).