Topo

Neymar faz dois e ajuda Barcelona a dominar PSG e ir à semifinal da Liga

Do UOL, em São Paulo

21/04/2015 17h34

De novo, não deu para o PSG. Em desvantagem após ter sofrido 3 a 1 em casa no jogo de ida, os franceses sofreram mais uma vez diante do Barcelona. Com dois belos gols de Neymar, o time catalão fez 2 a 0 no Camp Nou e confirmou a classificação para a semifinal da Liga dos Campeões com uma facilidade surpreendente.

O placar agregado de 5 a 1 manda um recado para os rivais. Em um dos duelos mais equilibrados das quartas, ainda mais depois da vitória heroica do PSG contra o Chelsea na fase anterior, o Barça sobrou.

Foram três gols de Neymar e dois de Suárez, o que manda um outro recado: o time não depende tanto assim de Messi, uma vez que o trio fica cada vez mais afiado. Com bom futebol diante de dois rivais de peso (City e PSG), o Barcelona volta à semifinal da Liga após um ano de hiato e com muita lenha para queimar.

Para o PSG, fica a frustração de mais uma eliminação nas quartas. É a terceira seguida, o que fará a imprensa francesa voltar a lançar perguntas sobre o caro elenco do time de Paris, que de novo falha na hora de bater de frente com um gigante europeu.

Fases do jogo:
A missão do PSG era difícil, quase impossível. Como alertou o técnico Laurent Blanc antes do jogo, fazer gols não era a tarefa mais difícil. O pior era não sofrê-los. Em 13 minutos, o Barcelona confirmou o temor, vazou o time francês e decidiu o jogo.

Foi em uma jogada individual de Iniesta, que arrancou de antes do meio-campo, deixou quatro rivais para trás e deu belo passe para Neymar. Frio, o brasileiro cortou Sirigu, bateu para o gol vazio e abriu o placar, deixando o PSG a quatro gol de uma improvável vaga na semifinal.

Ainda assim, o time avançou no gramado do Camp Nou. Chegou a marcar com Ibrahimovic, em lance corretamente anulado pela arbitragem por conta de um impedimento do sueco. Só que essa ida à frente abriu espaços atrás. Em um lindo cruzamento de esquerda de Daniel Alves, Neymar fez de cabeça e garantiu a vaga do Barcelona aos 33 minutos do primeiro tempo.

Daí em diante, o jogo virou um treino de luxo. Com um fim de temporada desgastante pela frente, o Barça tirou o pé e se contentou em manter a posse de bola sem dar espaços para uma reação. O PSG, eliminado e desmotivado, errou muito quando teve a chance, especialmente com o excesso de individualismo de Ibrahimovic. No fim, nem esboçou uma reação real à derrota. 

Melhor: Neymar. Iniesta e Daniel Alves fizeram uma parte importante do trabalho com passes açucarados, mas é difícil negar a importância do brasileiro, que soma cinco gols em quatro jogos contra o PSG só nesta temporada.

Pior: David Luiz. De novo perdido na marcação, deixou Neymar totalmente livre no segundo gol e não conseguiu comandar a zaga do PSG sem o companheiro Thiago Silva, que ficou fora por lesão.

Chave do jogo: Primeiro gol. Além de ter frustrado qualquer expectativa do PSG, que passou a precisa de quatro gols, a jogada de Iniesta ainda representou um golpe no setor mais forte do time francês. Arma dos visitantes, o meio-campo foi destroçado pela arrancada do espanhol, que ali selou o rumo da partida.

Toque dos técnicos: Suárez, ao contrário do que vinha fazendo, não jogou tão centralizado. Com isso, abriu espaço para as investidas de Neymar, que apareceu entre os zagueiros nos dois gols do primeiro tempo, que definiram o confronto.

Outros destaques:
Caneta: No primeiro jogo, Suarez desequilibrou com duas bolas entre as pernas de David Luiz que acabaram em golaços. Nesta terça, ele repetiu o drible em Maxwell. Desta vez, no entanto, o uruguaio terminou em branco.

Neymar: O brasileiro chegou a incríveis 30 gols pelo Barcelona na temporada. Com isso, é o terceiro maior goleador da elite europeia, à frente de gigantes como Ibrahimovic, Tevez e Diego Costa e atrás apenas de Messi e Cristiano Ronaldo.

Em branco: Ibrahimovic voltou ao PSG depois de cumprir suspensão no jogo de ida, mas somou mais um jogo à sua longa lista de partidas de mata-mata da Liga dos Campeões em branco. O sueco, que já defendeu Ajax, Juventus, Inter de Milão, Barcelona e Milan, fez seu 35º jogo eliminatório do maior torneio de clubes do mundo e soma apenas seis gols nesse tipo de duelo.