Topo

Técnico do Barcelona foge de favoritismo na Liga após atropelar City e PSG

Do UOL, em São Paulo

21/04/2015 18h37

O Barcelona voltou às semifinais da Liga dos Campeões em grande estilo. Bateu, com propriedade, domínio e bom futebol, times de peso como Manchester City e PSG. Luis Enrique, porém, quer evitar a todo custo o rótulo de favorito que pode ser colado na sua equipe.

“Somos um dos quatro favoritos ao título, chegamos em um bom momento”, disse o treinador, com alguma ironia, após a vitória do Barcelona por 2 a 0 sobre o PSG.

O discurso é o mesmo que Luis Enrique adotou após as oitavas, quando sua equipe passou por cima do City. Com Messi, Neymar e Suárez perto dos cem gols na temporada (juntos, eles têm 95), o Barcelona está nas semis da Liga dos Campeões e da Copa do Rei e ainda é líder do Campeonato Espanhol, com dois pontos de vantagem contra o Real Madrid.

Para Luis Enrique, pessoalmente, o jogo foi importante. Muito questionado pela gestão do elenco e pelas crises com as principais estrelas, ele chegou a 50 jogos no comando do Barcelona com 42 vitórias no período. Para efeito de comparação, Guardiola tinha 37 triunfos quando fez a 50ª partida.

“O trabalho deve refletir em títulos, que é o que vale no futebol”, disse Luis Enrique, fazendo pouco caso dos dados e ressaltando os objetivos do Barcelona. “O objetivo agora é estar entre os dois melhores da Europa. Vendo o perfil dos jogadores que eu tenho, seu trabalho durante toda a temporada, não seria lógico pensar que o mínimo já foi cumprido. O objetivo é ser melhor nas semifinais e atingir a final”, completou, segundo o AS. 

O presidente do Barcelona, no entanto, é mais otimista e reconhece os méritos do treinador, que ainda não renovou seu contrato. "Estamos tendo uma melhora contínua e estamos muito contentes com ele. Espero que ele siga, mas precisamos assinar o contrato para não temos nenhuma dúvida", disse Josep Maria Bartomeu.