Topo

Messi é o artilheiro do Barça. Mas em jogos eliminatórios, Neymar lidera

Neymar é o maior goleador do trio em jogos eliminatórios no Barcelona - Siu Wu/AP
Neymar é o maior goleador do trio em jogos eliminatórios no Barcelona Imagem: Siu Wu/AP

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

05/05/2015 06h00

O Barcelona se arma para mais uma decisão: o duelo contra o Bayern de Munique, na quarta-feira, pela semifinal da Liga dos Campeões. E em confrontos mata-matas, Neymar é o principal goleador desde que chegou ao time catalão. O número de gols do brasileiro é superior ao de Messi em jogos eliminatórios da Liga dos Campeões, Copa do Rei e Supercopa da Espanha de 2013 pra cá.

O levantamento do UOL Esporte leva em conta os jogos eliminatórios disputados pelo Barcelona desde a formação da dupla na temporada passada. No total, são 11 gols de Neymar, em 18 jogos. Média de 0,61 por partida. Messi fez 10 gols em 21 jogos (média de 0,48 por jogo).
 
Na competição principal, a Liga dos Campeões, Neymar tem quatro gols em jogos mata-mata nos oitos jogos disputados pela dupla nas duas temporadas. Messi fez dois. Neste ano, o argentino ainda não balançou a rede nos quatro confrontos (contra o Manchester City e o PSG). Neymar fez três, todos diante dos franceses.
 
“Aos poucos, a tendência é de que surja um Neymar mais goleador no Barcelona. Em momentos importantes já é comum ver o Messi atuar mais recuado, servindo, e abrindo o espaço para outros goleadores aparecerem”, opinou o jornalista catalão Bruno Alemany, da rádio Cadena Ser.
 
Na edição passada da Champions, Neymar foi o responsável pelo único gol do Barcelona na eliminação de quartas de final diante do Atlético de Madri – jogos foram 1 a 1 e 1 a 0 para o Atlético. 
 
O Atlético também foi o adversário do primeiro confronto decisivo do período Messi-Neymar. Em agosto de 2013, o Barça conquistou o título da Supercopa, o único da dupla até o momento, com Neymar marcando o gol da vitória – time venceu pelo critério de número de gols marcados como visitante (1 a 1 no Vicente Calderón e o 0 a 0 no Camp Nou).
 
“Aqui todos sabem do poder de fogo do Neymar, de como ele é decisivo. É um atacante com gol em final de Copa das Confederações e Libertadores e por aqui já chegou mostrando isso. Mas claro que assusta já ver alguém na frente do Messi nesse quesito em confrontos importantes. Só que é um susto positivo. Uma prova de que o Barça é um time”, destacou Joan Poqui, repórter do Mundo Deportivo.
Para complementar o sucesso de Neymar em duelos eliminatórios pelo Barcelona, o brasileiro ainda é o artilheiro do time na Copa do Rei dessa temporada. Na competição disputada apenas com jogos em mata-mata, o brasileiro tem seis gols. Messi tem três gols. Cada um jogou cinco vezes.
 
Trio artilheiro
 
A formação Neymar, Suárez e Messi ainda não completou uma temporada. Os três já marcaram 108 gols pelo Barcelona no total. Só que em confrontos eliminatórios, Neymar é o artilheiro. O brasileiro tem nove gols. Suárez marcou seis, e Messi, três. Foram nove jogos para cada um deles.
 
Já no Campeonato Espanhol, Messi é quem tem se destacado com gols nos confrontos decisivos. Somados os sete duelos diante dos líderes da tabela (Real Madrid, duas vezes, Atlético de Madri, uma vez, Valencia, duas vezes, e Sevilla, duas vezes), Messi marcou seis vezes. Neymar tem quatro gols, e Suárez, dois.

Na soma total do trio na temporada, Messi tem 51 gols, Neymar 33, e Suarez, 24.