Topo

Neymar, Messi e Barcelona: Saiba o que Guardiola pensa sobre o ex-clube

Guardiola se desespera com resultado negativo do Bayern de Munique contra o Porto - MIGUEL VIDAL/REUTERS
Guardiola se desespera com resultado negativo do Bayern de Munique contra o Porto Imagem: MIGUEL VIDAL/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

05/05/2015 12h01

O reencontro de Pep Guardiola com seu ex-clube é um ingrediente a mais para incendiar o duelo entre Bayern de Munique e Barcelona, na próxima quarta-feira, pelas semifinais da Liga dos Campeões.

O treinador vai enfrentar a equipe, com quem conquistou os títulos mais importantes do mundo, pela segunda vez. No amistoso disputado em julho de 2013, o Bayern levou a melhor e venceu por 2 a 0.

Mesmo do outro lado do gramado, Pep Guardiola ainda mantém forte identificação com os catalães e acompanha de perto o clube. Tanto que chegou a assistir in loco à vitória do Barça sobre o Manchester City, que valeu vaga nas quartas de final da Liga, e torceu bastante das arquibancadas do Camp Nou.

Veja o que Guardiola pensa sobre o Barcelona incluindo Messi, Neymar e o técnico Luis Enrique.

Guardiola sobre Messi

Lionel Messi e Josep Guardiola se abraçam após o Barcelona conquistar o título da Copa do Rei - Andres Kudacki/AP - Andres Kudacki/AP
Imagem: Andres Kudacki/AP

“O que ele fez foi incrível, gostaria de dar os parabéns a ele (Messi). Ele conseguiu bater um recorde que parecia inalcançável há 60 anos, com certeza entrou para a história. Agora vai demorar mais 600 anos até que alguém consiga superar sua marca (risos)". Sobre Messi no dia 22 de novembro do ano passado, quando o argentino superou o lendário Telmo Zarra e se tornou o maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol, com 253 gols.

“Eu espero que o Messi termine a carreira dele no Barcelona porque ele deu muito ao clube e ele ama o clube”, em novembro de 2014.

“É um luxo ver Messi jogar", disse à emissora espanhola Catalunya Radio, após a vitória do Barça sobre o Manchester City, por 1 a 0, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

"Nunca vi nenhum jogador como ele, nem acho que vai ter algum jogador como ele. Meu respeito e minha opinião seguirão sendo as mesmas independentemente dos momentos que possa ter um time de futebol", tecendo mais elogios a Messi, em abril do ano passado.

“Tentaremos criar o melhor sistema defensivo para controlar Leo Messi", demonstrando qual é a sua maior preocupação para o jogo de quarta-feira contra o Barcelona.

Guardiola sobre Luis Enrique

“Ele tem muitas qualidades como técnico. Nós dois sabemos que o outro lado quer ganhar. Ele é um grande cara e uma ótima pessoa. Eu estou feliz de enfrenta-lo”, nas vésperas do confronto pela semi da Liga dos Campeões.

"Ele (Luis Enrique) vai triunfar e se dar bem, mas para tudo acontecer na vida é preciso tempo. O futebol é um processo, não é chegar em uma temporada e já em novembro ser campeão de tudo. Tudo tem seu tempo. Às vezes as coisas vem fácil, outras vezes custam para acontecer. Só espero que não nos encontremos na Champions", em novembro do ano passado mostrando que o desejo não era o mesmo de hoje.

Guardiola sobre Neymar

Neymar abre o placar para o Barcelona contra o Espanyol - Lluis Gene/AFP Photo - Lluis Gene/AFP Photo
Imagem: Lluis Gene/AFP Photo

“Agora eles trouxeram Neymar, Suárez. Eles têm um novo técnico. Apesar de que eles ainda jogam da mesma maneira, com a mesma mentalidade. Com uma ótima velocidade no ataque”, elogiando o próximo adversário.

“Faz três anos que falei por telefone com o Neymar quando eu treinava o Barcelona porque o presidente Rosell me pediu para tentar convencê-lo a vir para o clube. (...) Eu disse 20 vezes que o que ele teria de fazer era ir para o Barcelona”, ao admitir que tentou convencer Neymar a se transferir para o Barcelona antes do Mundial de Clubes de 2011, quando ainda era técnico do time catalão.

Guardiola sobre o Barcelona

05.mai.2012 - Guardiola é erguido pelos jogadores do Barcelona em sua despedida do clube - David Ramos/Getty Images - David Ramos/Getty Images
Imagem: David Ramos/Getty Images

"Em alguns pontos, já somos melhores do que o Barcelona. Aprenderam a minha filosofia de forma mais rápida. Os jogadores do Bayern são mais inteligentes do que os do Barcelona", cheio de confiança em agosto de 2013, ao jornal alemão Sport Bild , após a vitória do Bayern sobre o Barça por 2 a 0.

"Barcelona é o melhor time no momento. Não estou surpreso. Ele (Luis Enrique, técnico) tem muita qualidade. É uma ótima pessoa e estou feliz de enfrentá-lo", mais cauteloso, na última sexta-feira, dias antes do confronto válido pela semifinal da Liga dos Campeões.

"Todos entendem como este jogo é especial para mim, para Thiago (Alcântara, ex-Barça) e para minha equipe. Barcelona era nossa vida. Quando você está em uma semifinal, sempre vai enfrentar um grande time. O que posso dizer? Barcelona é minha casa", sobre a emoção do confronto que vale vaga na final da Liga dos Campeões.