Topo

3 x 0 no jogo de ida? Técnico do Bahia dá dicas a Guardiola por virada

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/05/2015 19h11

A derrota por 3 a 0 para o Barcelona deixou o Bayern de Munique em situação complicada na Liga dos Campeões. Ainda assim, o time não pode desistir e deve acreditar em uma virada para conquistar a sonhada vaga na final da maior competição entre clubes da Europa. Quem afirma isso é o atual “especialista” em viradas desse estilo do futebol brasileiro.

Técnico do Bahia e responsável por levar o Tricolor ao título estadual após uma derrota semelhante no jogo de ida das finais do baiano, Sérgio Soares comentou o resultado do jogo desta quarta-feira no Camp Nou e deu dicas ao colega do Bayern, Josep Guardiola.

“O mais importante é trabalhar o lado psicológico, a questão emocional. É importante acreditar. Não há nada perdido. A vantagem do Barcelona é muito boa, mas o Bayern precisa acreditar. A palavra de ordem é essa, acreditar”, frisou Sérgio Soares, em entrevista ao UOL.

“Quando se tem potencial, não se pode desistir. O Guardiola sabe disso, é só ver a virada que conseguiram contra o Porto. Agora é repetir isso. Precisam acreditar até o fim e não se abater”, disse o treinador do Bahia, que goleou o Vitória da Conquista por 6 a 0 no último domingo, na Fonte Nova, e conquistou o título.

Dentro das quatro linhas, Sérgio Soares também aponta os caminhos para o Bayern conseguir reverter a desvantagem no confronto.

“Na questão tática, precisam neutralizar o trio Messi, Suárez e Neymar. Não é fácil, sabemos disso, mas os alemães têm condições. Eles dificilmente passam em branco, mas podem ser marcados. Outro ponto é que o Guardiola precisa orientar o time a não se atirar no ataque de qualquer maneira. É preciso cuidar lá atrás. É claro que gols no início, como os nossos [Bahia fez 3 a 0 em 23 minutos], ajudam muito, mas não podem desesperar”, disse.

Sérgio Soares brincou e falou até sobre um possível duelo mata-mata entre seu time e o Barcelona. E disse que poderia repetir a façanha, apesar da diferença entre as equipes.

“Não seria fácil, mas poderíamos virar contra eles [Barcelona] aqui na Fonte [Nova] também. Por que não? Dá para sonhar. Acreditamos na virada sobre o Vitória da Conquista porque confiávamos no nosso potencial. O segredo é esse”, finalizou o brasileiro.