Topo

Ancelotti tem razão: Bernabéu pode colocar Real na final. Juve é freguesa

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 06h01

Se depender do retrospecto, os torcedores do Real Madrid podem ficar confiantes na classificação de sua equipe para a final da Liga dos Campeões, mesmo após a derrota por 2 a 1 para a Juventus na última terça-feira (5), em Turim, na Itália.

Só em duas ocasiões o time da Espanha não conseguiu vencer os italianos quando atuou no Santiago Bernabéu. E uma vitória de 1 a 0 na próxima quarta-feira garante a equipe de Carlo Ancelotti para a grande decisão em Berlim, na Alemanha.

Em confrontos pela Liga dos Campeões, as duas equipes se enfrentaram em sete ocasiões em Madrid, com cinco vitórias do Merengues. Ainda houve outro encontro entre eles, em campo neutro: a final de 1998, na Holanda.

Em duas vezes, a Juve saiu vencedora atuando na Espanha. Na primeira vez, em 1962, os italianos venceram por 1 a 0, com gol de Omar Sívori. No agregado, no entanto, o Real avançou à semifinal daquela temporada com o placar de 4 a 2.

Depois, em 2008, a Juventus também venceu, desta vez, por 2 a 0, com dois de Alessandro Del Piero. O confronto desse ano valeu pela fase de grupos.

Tirando essas duas ocasiões, foram cinco triunfos em Madrid, com sete gols a favor e quatro contra. O placar mais repetido foi justamente o mínimo necessário por uma vaga do Real na decisão: 1 a 0. Foram três vitórias com esse resultado. Nos outros dois encontros, os donos de casa venceram por 2 a 1.

Somando também os jogos disputados na Itália, as duas equipes duelaram por 17 vezes, com oito triunfos para cada lado e um empate. 

Logo após o jogo da última terça, Ancelotti afirmou que aposta justamente na força de sua casa para conseguir reverter o placar. Ele elogiou a força da Juventus, disse que Pirlo e Tévez estão em grande fase, mas que o clima do Santiago Bernabéu fará sua equipe avançar.

Caso consiga manter a tradição, o Real Madrid irá para a decisão para enfrentar o vencedor do confronto entre Barcelona e Bayern de Munique. O primeiro encontro está marcado para esta quarta-feira (6), às 15h45 (de Brasília).