Topo

Neymar é quem mais corre pelo Barça na Liga: mais de 12 km por jogo

Neymar corre pelo Barcelona na Liga dos Campeões e chega a distorcer a imagem - QUIQUE GARCIA / AFP
Neymar corre pelo Barcelona na Liga dos Campeões e chega a distorcer a imagem Imagem: QUIQUE GARCIA / AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

06/05/2015 06h00

O esforço de Neymar pelo Barcelona na Liga dos Campeões está retratado nos números da equipe. O brasileiro é o jogador do time que mais correu chegando a superar Messi em quase três quilômetros por partida. Ele é o líder na média a cada 90 minutos e em número absoluto mesmo tendo um jogo a menos que muitos companheiros – não atuou contra o Apoel, no Chipre, na fase de grupos. Nesta quarta-feira, às 15h45min (de Brasília), o Barça encara o Bayern de Munique, no Camp Nou, na partida de ida pela semifinal da competição.

O levantamento do UOL Esporte leva em consideração os dez jogos do Barcelona feito na Liga dos Campeões. Neymar fez nove no total e tem média de 12,02 quilômetros percorridos por jogo. Já Messi em dez exibições tem média de 9,37 por partida.
 
O total de Neymar em quilômetros percorridos é de quase 910 quilômetros na Liga. Messi tem 820 no total, mas com 121 minutos a mais em campo. 
 
“O esforço do Neymar é nítido. Aqui ele fecha o lado esquerdo e tem função defensiva que imagino nunca ter realizado na carreira. O fato de correr mais que todos mostra o quanto esse jogador está sendo humilde e importante para o Barcelona”, opinou Ivan Sant Marti do jornal catalão Sport. 
 
No quesito corrida no Barcelona, Neymar é seguido de perto por Jordi Alba. O lateral tem média de 12,0 quilômetros percorridos por jogo. Os dois, aliás, atuam juntos no setor esquerdo do campo. 
 
Pouco atrás dos dois ainda está outro atacante do Barcelona: Luis Suárez. O uruguaio corre 11,88 quilômetros em média na Liga. Entre os titulares de linha do Barcelona, Messi é o que menos corre.
 
“Já teve jogo que o Messi correu menos que o goleiro e todos acharam um escândalo. Dizemos aqui que o Messi sabe a hora de mover-se em campo. Não é um escândalo ver um jogador com a experiência dele correr o que corre”, destacou Joan Poqui, do jornal catalão Mundo Deportivo.
 
A média de quilômetros percorridos por Neymar na Liga dos Campeões é a décima maior da competição. O líder no quesito é o volante do Atlético de Madrid, Koke. Ele tem média de 13,3 quilômetros por jogo.