Topo

Barça tem menos posse de bola que um rival na Liga depois de dez anos

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 17h38

O Barcelona venceu o Bayern de Munique por 3 a 0 em um jogo onde a disputa pela posse de bola foi muito acirrada. Pela primeira vez nos últimos dez anos, o time catalão foi inferior neste quesito em jogos que disputou na Liga dos Campeões. Isto porque o rival era treinado por Guardiola, um treinador obcecado pela troca de passes e que consolidou o estilo 'tiki-taka' durante sua passagem pela equipe azul-grená.

Na partida desta quarta-feira (6) pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões, a posse de bola ficou 52% do tempo nos pés do time alemão e os 48% restantes com a equipe da casa.
 
No primeiro tempo, o Bayern chegou a liderar esta estatística e ter 55% do tempo com a bola nos pés. Esta vantagem, contudo, se mostrou ineficaz, uma vez que os alemães não tiveram nenhuma finalização certa, contra quatro chutes no gol do Barcelona. No segundo tempo, a tônica se repetiu e a equipe alemã fechou o jogo só com cinco chutes, nenhum deles no gol.
 
Outra estatística que os dois clubes valorizam é a quantidade de passes, essencial para manter a bola nos pés: o Barcelona fechou com número absoluto de 448 toques contra 497 do Bayern, que acertou 85% dos toques, enquanto o time espanhol teve um aproveitamento de 81% de passes completos.
 
Os dois jogadores que mais se destacaram neste quesito foram os jogadores de meio-campo: Xabi Alonso foi responsável por 71 toques durante o jogo, enquanto Iniesta fez 44 toques corretos na partida.