Topo

Vitória contra Bayern fez Messi superar uma de suas únicas pedras no sapato

Do UOL, em São Paulo

07/05/2015 06h00

Em 11 anos como profissional, Lionel Messi já ganhou muito e de muita gente. Na elite do futebol, poucos podem dizer que são carrascos do argentino, e um deles é Manuel Neuer. Melhor dizendo, depois da última quarta ele não pode mais. Ao vencer o Bayern de Munique com um show, o camisa 10 do time catalão foi à forra contra um de seus rivais mais duros.

O goleiro alemão, terceiro colocado na disputa da Bola de Ouro deste ano, esteve em campo em quatro das principais derrotas da carreira de Messi, e não havia sido batido pelo argentino em nenhuma disputa de peso até então.

Em 2010, era Neuer quem estava no gol da Alemanha que enfiou 4 a 0 na Argentina e dizimou a chance de Messi ganhar a Copa na África do Sul, quando ele era disparado o melhor do mundo.

Três anos depois, o goleiro fazia parte do Bayern de Munique que assustou o mundo ao somar 7 a 0 nos dois confrontos da semifinal contra o Barcelona na Liga dos Campeões daquele ano. Foi a maior derrota do time catalão desde o início da era Guardiola, e a primeira em que o carrasco levou a melhor sem apelar para a retranca em nenhum momento.

No ano passado, por fim, Neuer foi mais decisivo do que nunca. Inspirado, o goleiro parou a Argentina na grande final da Copa de 2014, no Maracanã. Foi a melhor chance de Messi na grande lacuna de seu currículo, que é a conquista de um Mundial contra a Argentina.

A última quarta, portanto, serviu para espantar os fantasmas. Neuer era o melhor em campo até os 31 minutos do segundo tempo, quando Messi arrancou da direita e bateu da entrada da área, acertando o cantinho do goleiro alemão. O melhor, porém, ainda estava por vir.

Depois de furar a defesa do Bayern, Messi fez fila três minutos depois, deixou Boateng estatelado no chão e tocou com categoria na saída de Neuer. Nos acréscimos, ele ainda teria seu último ato com uma bela assistência para Neymar fechar o 3 a 0. O goleiro, diga-se, não se dá por vencido.

"Nós vimos contra o Porto que tudo é possível, mas agora estamos jogando contra outro time. Nós vimos hoje que não temos muitas chances, mas nunca diga nunca. Nós temos de acreditar", disse o goleiro, segundo a BBC.

Só que a coisa está feia para o Bayern. Com o 3 a 0 no Camp Nou, os alemães precisam vencer por 4 a 0 para avançarem sem precisar dos pênaltis. Além disso, precisam parar Messi, já que um gol do Barcelona obriga os bávaros a marcarem cinco vezes.