Topo

Árbitro de Real x Juve ganhou mais de R$ 40 mi negociando jogos na TV sueca

DARREN STAPLES/REUTERS
Imagem: DARREN STAPLES/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

11/05/2015 15h20

Jonas Eriksson será o árbitro da partida entre Real Madrid e Juventus, na quarta-feira (13), às 15h45 (de Brasília) pelo jogo de volta das semifinais da Liga dos Campeões. Só que a imprensa europeia chama atenção para o fato do juiz sueco ter se tornado um milionário com uma empresa startup que negociava direitos de transmissão na televisão da Suécia.

A empresa "IEC in Sports" foi fundada em 1993 e Eriksson era um dos sócios, com 15% de participação na empresa. Em 2007, o grupo de mídia Lagardere pagou 80 milhões de euros para comprar a companhia e o juiz acabou ficando com 12 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões na cotação de hoje).

Atualmente, a IEC in Sports transmite mais de 2 mil eventos e é parceira - entre outras - da federação sueca de vôlei, da ATP, WTA (ambas do tênis), a Iaaf (federação mundial de atletismo), além de negociar os direitos de campeonatos na Finlândia, Islândia, Eslováquia, Suíça e Polônia.

Eriksson, de 41 anos, é formado em jornalismo, atua como árbitro desde 1994, integra o quadro da Fifa desde 2002 e já participou da Eurocopa de 2012 e da Copa do Mundo de 2014. Recentemente, ele abandonou completamente o mundo dos negócios para se dedicar integralmente a arbitragem.

"Eu tive uma vida fantástica como homem de negócios, mas desde 2011 eu tenho me dedicado em ser um árbitro profissional e estou gostando muito", disse Eriksson, em entrevista para o Daily Mail, em 2013.