Topo

Luis Enrique iguala Guardiola e fala em conquistar tríplice coroa no Barça

Do UOL, em São Paulo

12/05/2015 18h11

Com a derrota por 3 a 2 para o Bayern fora de casa, o Barcelona voltou à final da Liga dos Campeões após quatro anos de espera. Méritos para Luis Enrique, que assim como Guardiola consegue o feito em sua primeira temporada à frente da equipe catalã. Agora, ele quer ir além.

“Estamos muito contentes, agora temos de vencer a final. Estamos a uma partida de ganhar cada uma das competições. Esse é nosso objetivo”, disse Luis Enrique, segundo o twitter oficial do Barcelona. Para atingir o feito, o Barcelona precisa de três pontos no Espanhol e das vitórias nas finais da Copa do Rei e da própria Liga dos Campeões. 

Além de Guardiola e Luis Enrique, só Enrique Orizaola conseguiu levar o Barcelona à decisão do torneio mais importante do continente na primeira temporada como treinador. Orizaola, porém, conseguiu o feito em 1961, quando os catalães perderam para o Benfica. O nível de exigência da época, porém, é bem diferente do atual.

Para se ter uma ideia, Orizaola chegou à final depois de 20 jogos no banco de reservas do Barcelona, contra 56 de Guardiola e Luis Enrique. Está no número de partidas dos tempos atuais, aliás, um dos maiores méritos do atual treinador azul-grená.

Como mostrou o UOL Esporte, o Barcelona foi o time que chegou mais “inteiro” às semifinais da Liga, mesmo tendo feito mais jogos que Bayern, Real Madrid e Juventus. O estado físico dos jogadores tem muito a ver com o sistema de rodízio implantado pelo treinador, que muitas vezes foi questionado pelas substituições e agora recebe elogios.

“Nosso técnico é muito importante para nós, com certeza. Todo técnico tem ideias diferentes e ele também. Eu quero agradecê-lo em nome de todo o time porque sem ele isso não seria possível. Foi um bom trabalho de todos e espero que a gente consiga o título”, disse Rakitic, contratado no início da temporada e titular absoluto do meio-campo do Barcelona.