Topo

O que Carlitos Tevez precisa fazer para entrar na briga pela Bola de Ouro?

Do UOL, em São Paulo

13/05/2015 06h00

Ganhar a Bola de Ouro é, nos últimos seis anos, um privilégio de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. É possível, porém, entrar na briga com os gigantes, ainda que seja para perder. Que o digam Xavi, Iniesta, Franck Ribery e Manuel Neuer. Um dos candidatos a terceira força do ano é Carlitos Tevez, que pela primeira vez se aproxima da disputa. Mas o que ele precisa para chegar lá?

Para começar, passar pelo Real Madrid nesta quarta, às 15h45, no segundo jogo da semifinal da Liga dos Campeões. No primeiro, há uma semana, ele mostrou sua força ao participar de um gol e fazer o outro na vitória da Juventus por 2 a 1 em Turim.

É verdade que ser campeão não é garantia de sucesso na briga pelo prêmio individual. Só que é igualmente verdade que não vencer também não ajuda em nada. Por isso, cumprir um papel relevante na reta final da Liga dos Campeões pode ser o diferencial que colocará Tevez em pé de guerra com os maiores.

O trabalho de base, por assim dizer, já foi feito. O argentino é o artilheiro do Campeonato Italiano com 20 gols e tem sete na Liga dos Campeões, quatro deles no mata-mata. Tevez levou a Juventus para a sua primeira semifinal desde 2003. Já é, indiscutivelmente, um dos grandes nomes da temporada. A questão agora é se impor entre os melhores para subir mais um degrau.

A questão é que nem vencer a Liga garante espaço no seleto clube da Bola de Ouro. Sneijder, por exemplo, liderou a Inter no título de 2010 e sequer entrou entre os três, mesmo tendo levado a sua Holanda ao vice da Copa no mesmo ano. E quem entra também sofre para bater a dupla Messi e Ronaldo. Ribery, campeão com o Bayern em 2013, foi prova disso.

Para ir além da Liga, Carlitos pode ser decisivo também pela Argentina. Neste ano ele deve voltar a disputar uma competição oficial pela seleção pela primeira vez desde a Copa América de 2011, quando foi um dos vilões da eliminação do time em casa ao perder um pênalti contra o Uruguai.

O problema aí é a condição natural de coadjuvante que Messi impõe sobre os colegas. Repare que o “impõe” tem dois sentidos. Sua superioridade técnica já o coloca naturalmente em um patamar superior. Fora de campo, porém, Tevez não é o primeiro astro argentino a ser envolvido em boatos de um suposto mau relacionamento com o camisa 10.

Se brilhar por Juventus e Argentina, aí Tevez pode se credenciar para estar na festa de gala da Fifa em uma posição de destaque. Mesmo assim, dificilmente seu lugar ficará acima de Messi e Cristiano Ronaldo. No futebol atual, porém, já é uma prova de força estar entre eles.