Topo

Ninguém fez mais gols no mata-mata da Liga que Neymar. Nem Messi e CR7

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 06h00

Com as semifinais da Liga dos Campeões definidas, já é possível dizer: Neymar chegou à final do torneio de clubes mais importante do mundo como o cara que mais marcou no mata-mata. Sim, você não leu errado. Na atual temporada, o brasileiro foi mais artilheiro na fase decisiva que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Neymar fez três gols na eliminatória contra o PSG e três contra o Bayern de Munique. Se passou em branco nas oitavas diante do Manchester City, o ex-santista descontou nas quartas e nas semis, justamente os jogos mais apertados da campanha do Barcelona, que foi à final pela primeira vez desde 2011, ano da sua última conquista.

Os rivais chegaram perto, é verdade. Cristiano Ronaldo, por exemplo, marcou contra a Juventus o seu quinto gol no mata-mata. Antes, havia feito três contra o Schalke e um diante dos italianos na partida de ida. Tevez e Morata, da Juventus, por sua vez, fizeram quatro, divididos entre Borussia Dortmund e Real Madrid.

Internamente, Neymar tem sido mais artilheiro que seus companheiros de trio MSN. Suárez, com dois gols contra o City e dois contra o PSG, soma quatro gols. Já Messi, tão decisivo com passes, dribles e assistências, “só” marcou duas vezes, ambas no jogo de ida da semifinal contra o Bayern de Munique.

O desempenho na fase eliminatória fez Neymar saltar na tabela de artilheiros da Liga dos Campeões. Depois de fechar a primeira fase com três bolas nas redes, o brasileiro hoje é vice-artilheiro de toda a competição com nove gols, um atrás de Messi e Cristiano Ronaldo.