Topo

Campeão, Neymar faz gol e vira um dos artilheiros da Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

06/06/2015 18h03

O gol de Neymar nos acréscimos da decisão da Liga dos Campeões fez dele um dos artilheiros da competição. O atacante brasileiro, campeão com o Barcelona, se igualou a Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, todos com 10 gols. O Barça venceu a Juventus por 3 a 1, neste sábado, em Berlim. É apenas um dos feitos históricos de Neymar aos 23 anos. 

Decisivo, ele marcou em ambos os jogos de quartas de final contra o Paris Saint Germain-FRA, ambas as semifinais diante do Bayern  de Munique-ALE e, graças a uma assistência de Pedro Rodríguez aos 51min do segundo tempo, fez também na final contra a Juventus-ITA. Nenhum jogador na história da Liga dos Campeões havia alcançado isso. 

O mesmo gol valeu ainda outro feito importante para Neymar. Ele se juntou ao argentino Hernán Crespo como único jogador a marcar em decisões da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões. Crespo fez pelo River Plate-ARG em 1995 e com o Milan-ITA em 2007. Neymar havia marcado pelo Santos sobre o Peñarol-URU em 2011. 

Decisivo no mata-mata 

Neymar fez três gols na eliminatória contra o PSG e três contra o Bayern de Munique. Se passou em branco nas oitavas diante do Manchester City, o ex-santista descontou nas quartas e nas semis, justamente os jogos mais apertados da campanha do Barcelona, que foi à final pela primeira vez desde 2011, ano da sua última conquista.

Os rivais chegaram perto, é verdade. Cristiano Ronaldo, por exemplo, marcou contra a Juventus o seu quinto gol no mata-mata. Antes, havia feito três contra o Schalke e um diante dos italianos na partida de ida. Tevez e Morata, da Juventus, por sua vez, haviam feito quatro, divididos entre Borussia Dortmund e Real Madrid - neste sábado, Morata anotou mais um. 

Internamente, Neymar tem sido mais artilheiro que seus companheiros de trio MSN. Suárez, com dois gols contra o City, dois contra o PSG e um contra a Juventus, soma cinco gols. Já Messi, tão decisivo com passes, dribles e assistências, "só" marcou duas vezes, ambas no jogo de ida da semifinal contra o Bayern de Munique.

Neymar é o sexto brasileiro a ser artilheiro do torneio

O Brasil agora tem seis artilheiros da Liga dos Campeões (Mazzola, Romário, Jardel, Rivaldo, Kaká e Neymar). Neymar, aos 23 anos, se tornou o mais jovem da história do país a conseguir a proeza.

O primeiro artilheiro brasileiro é Mazzola, que também tem nacionalidade italiana. Aos 24 anos, ele foi goleador máximo da Liga dos Campeões na edição de 62-63, quando jogando pelo Milan fez 14 gols e foi campeão. 

Já Romário conseguiu o feito duas vezes, sendo a primeira também com 24 anos ao marcar seis gols na edição de 89-90. A segunda foi na Liga dos Campeões de 92-93, com sete gols. As duas ocasiões foram pelo PSV, da Holanda. Outro que conseguiu duas vezes ser artilheiro foi Jardel. Jogando pelo Porto-POR, ele marcou dez gols em 99-00 e sete gols na edição seguinte. 

Por fim, Kaká é o último brasileiro goleador da Liga dos Campeões. Isso aconteceu quando jogou pelo Milan a temporada de 2006-2007 e marcou dez gols. Somente Kaká e Mazzola foram artilheiros e campeão da Liga na mesma edição.