Topo

Neymar foi campeão e fez gol em 66% das finais que jogou. E já são muitas

João Henrique Marques

Do UOL, em Berlim (Alemanha)

07/06/2015 06h00

É final? Tem gol e título de Neymar. O brasileiro segue com o rótulo de decisivo ao marcar gol no triunfo por 3 a 1 do Barcelona sobre a Juventus na decisão da Liga dos Campeões, sábado, no estádio Olímpico, em Berlim, na Alemanha. Agora, já são dez finais com gols e título entre as 15 disputadas. O que representa 66% das ocasiões. 

Neymar agora tem no currículo de finais os títulos do Paulista, Libertadores, Copa do Brasil, Recopa, Copa das Confederações, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, e Liga dos Campeões. Em todos eles, o brasileiro deixou a marca. 
 
As únicas cinco finais em que passou em branco, ele deixou o campo derrotado. Foram duas vezes no Paulista (2009 e 2013), uma nas Olimpíadas de Londres em 2012, uma da Copa do Rei em 2014 e uma no Mundial de Clubes em 2011 com o Santos contra o Barcelona no Japão.
 
De Campeonato Paulista, Neymar tem três títulos. E gols marcados na decisão contra o Santo André (2010), Corinthians (2011) e Guarani (2012). 
 
Na Libertadores, Neymar marcou na vitória do Santos contra o Peñarol por 2 a 1 no placar agregado. Na Recopa sul-americana também deixou a marca no triunfo por 2 a 0 diante da Universidad do Chile. E na Copa do Brasil, a vítima foi o Vitória na decisão em 2010.
 
Já pelo Barcelona, Neymar estreou com gol em decisão. Isso aconteceu na Supercopa em 2013 ao marcar o do título do Barcelona diante do Atlético de Madrid – confronto em dois jogos terminou 1 a 1 no placar agregado, e o time catalão foi campeão pelo gol fora de casa -.
 
Nesta temporada, Neymar já deixou a marca na decisão da Copa do Rei ao marcar o segundo gol da vitória do Barça por 3 a 1 sobre o Athletic de Bilbao. E agora, a vítima foi a Juventus.