Topo

Bayern atropela Olympiacos e garante vaga e 1º lugar na Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

24/11/2015 19h34

O Bayern de Munique entrou em campo nesta terça-feira (24) contra o Olympiacos para não se complicar na Liga dos Campeões e conseguir garantir a classificação antecipada para a próxima fase. E o time de Pep Guardiola não tomou conhecimento do rival: 4 a 0 – Douglas Costa, Lewandowski, Thomas Müller e Coman balançaram as redes na partida.

Jogando dentro de casa, o Bayern de Munique sabia que poderia sair de campo com a primeira colocação garantida ou com a classificação ameaçada. Se perdesse, veria o Olympiacos abrir três pontos de vantagem e, de quebra, o Arsenal reduzir para três a diferença entre o segundo e o terceiro colocado. A vitória, no entanto, fez com que o time de Guardiola se isolasse na liderança e não pudesse mais ser ultrapassado por nenhuma equipe do Grupo F.

“É sempre importante se classificar em primeiro. Assim você poderá jogar a primeira partida fora de casa e decidir em casa”, afirmou Lahm depois da partida. “Temos jogadores que sempre querem a bola e são muito habilidosos para encontrar uma solução mesmo quando estamos com um jogador a menos”, completou, se referindo a expulsão de Badstuber no início do segundo tempo.

A partida ainda ficou marcada por uma expressiva marca alcançada por Thomas Müller. O atacante chegou a 34 gols em Liga dos Campeões e se igualou a Gerd Müller como maior artilheiro alemão da história do torneio. Além disso, Thomas se tornou o jogador mais jovem a vencer 50 partidas pela competição.

Mas nem tudo foi alegria para o time de Pep Guardiola. Aos 34 minutos do primeiro tempo, Arjen Robben deixou o campo machucado e foi direto para os vestiários.

Na próxima e última rodada da fase de grupos, o Bayern de Munique visita o Dínamo Zagreb, que ainda sonha com a terceira colocação, que dá vaga na Liga Europa. Já o Olympiacos tem confronto direto com o Arsenal. Para se classificar, o time grego pode perder até por 2 a 1, já que venceu o primeiro duelo entre eles por 3 a 2.

O jogo

O domínio do Bayern de Munique foi sentido logo nos primeiros minutos da partida. Aos 8, Boateng soltou a bomba de fora da área, Jiménez espalmou e a bola sobrou para Douglas Costa, que dominou e bateu cruzado para abrir o placar.

Com a torcida a seu favor, o time de Guardiola seguiu na pressão e em apenas três minutos decidiu a partida. Aos 16, Coman conduziu a bola pelo meio e chutou em cima de Lewandowski. O polonês dominou livre de marcação e chutou forte no canto de Roberto Jiménez. Aos 19, Rafinha cruzou da direita e Coman pegou estranho na bola. Ela sobrou para Robben, que escorou de cabeça e Müller, livre, empurrou para o gol.

Atônito, o Olympiacos só conseguiu assustar Neuer pela primeira vez aos 43 minutos do primeiro tempo. Milivojevic cobrou falta e a bola passou perto do travessão do goleiro alemão.

No segundo tempo, o Bayern de Munique teve uma baixa logo nos primeiros minutos. Aos 7, Brown Ideye foi derrubado por Badstuber, que era o último homem da marcação e acabou sendo expulso.

Apesar da desvantagem numérica, o Bayern de Munique seguiu com o controle do jogo e não foi pressionado pelo Olympiacos. Pelo contrário, aumentou o placar para 4 a 0 aos 24 minutos. Lahm lançou para a área e Thomas Müller escorou para Coman cabecear para o fundo do gol.

Impotente perante à goleada, o Olympicaos nem sequer encontrou forças para tirar o zero do placar. Agora, o time grego precisará da última rodada para buscar a classificação para a próxima fase.