Topo

Chelsea vence e encaminha vaga. Veja como está briga pelas oitavas na Liga

Do UOL, em São Paulo

24/11/2015 19h37

Maccabi Tel Aviv x Chelsea – Grupo G

Apesar da má fase que ronda a equipe no Campeonato Inglês, o Chelsea faz campanha um pouco mais consistente na Liga dos Campeões e conseguiu encaminhar a classificação para a próxima fase do torneio ao bater o Maccabi Tel Aviv por 4 a 0. 

O Chelsea começou a partida pressionando o Maccabi Tel Aviv, que ainda não pontuou nesta edição do torneio. Ocupando a segunda colocação, três pontos atrás do Porto, os comandados de José Mourinho entraram dispostos a aproveitar o confronto direto entre o líder e o terceiro colocado, Dínamo de Kiev, para encaminhar a classificação. E o gol não tardou a sair: após cobrança de escanteio de Willian, Cahill precisou tentar duas vezes para abrir o placar para a equipe inglesa. Ainda no primeiro tempo, Diego Costa acertou um tapa no rosto do zagueiro Ben Haim, que revidou chutando o atacante. O árbitro não viu o tapa e acabou expulsando o zagueiro do Maccabi.

No segundo tempo, o Chelsea diminuiu o ímpeto ofensivo, aproveitando a vantagem numérica em campo para administrar a vantagem no placar. A 20 minutos do fim, Willian voltou a ser decisivo ao acertar bonita cobrança de falta e ampliar a vantagem do Chelsea. Oscar, aproveitando cruzamento de Baba Rahman, cabeceou para o fundo da rede. Após cobrança de escanteio nos acréscimos, Zouma desviou de cabeça e decretou o placar final. 

Com a vitória, o Chelsea chegou aos 10 pontos e assegurou a liderança do grupo. Para garantir a classificação, basta derrotar o Porto, em casa, na próxima rodada. A situação do Porto, que ocupa a segunda colocação do grupo com os mesmos 10 pontos, mas saldo de gols inferior, é semelhante a do clube inglês, com uma vitória sendo suficiente para garantir a equipe na próxima fase. Já o Dínamo de Kiev, que chegou a oito pontos, precisa obrigatoriamente vencer o Maccabi Tel Aviv para ter chances de classificação. 

Após a partida, o treinador do Chelsea, José Mourinho, comemorou o resultado positivo e espera que o triunfo marque o início de uma nova época para o time.

"O resultado foi muito importante especialmente pelo que aconteceu na partida do Porto. Também foi importante obter duas vitórias em poucos dias. Eu espero que isso traga tranquilidade, moral e confiança. Neste momento, estamos em uma boa posição. Eles (Maccabi) não mereciam uma punição tão dura, eles foram bem em alguns períodos mesmo com 10 jogadores em campo”, avaliou Mourinho.

O treinador também "comemorou" o fato de ter perdido apenas dois jogadores por lesão, visto que o gramado do estádio do Maccabi estava bem danificado. O treinador inclusive entrou em campo para tentar tapar buracos que estavam próximos à arena técnica.

“Begovic fez uma linda defesa para garantir que não tomássemos gol. O campo não ajudou muito, isso realmente dificultou para nós. Ramires se machucou ontem, John Terry se machucou hoje, e eu estou feliz com apenas essa duas lesões. O campo estava realmente ruim. Terry é dúvida para a semana, mas eu não quero falar sobre isso antes dos testes”, concluiu Mourinho.

Arsenal x Dínamo Zagreb – Grupo F

O Arsenal segue vivo na briga por uma vaga na fase de mata-mata da Liga dos Campeões. Cientes de que apenas uma vitória poderia manter o sonho da equipe, os comandados de Arsene Wenger foram para cima do Dínamo Zagreb. Com gols dois gols de Alexís Sanchez e um de Ozil, os ingleses conseguiram vencer por 3 a 0 e afundar os croatas na lanterna do grupo com apenas três pontos.

Com a vitória, o Arsenal segue na terceira colocação do grupo F com seis pontos, apenas três atrás do Olympiacos, que foi derrotado pelo Bayern de Munique. Com isso, o clube inglês poderá garantir a vaga na próxima fase, desde que derrote os gregos, na próxima rodada, na Grécia.

Zenit x Valencia – Grupo H

A equipe de Hulk não teve dificuldades para bater o Valencia e assegurar mais uma vitória na competição. Com gols de Shatov e Dzyuba, o Zenit venceu por 2 a 0, chegou a 15 pontos e tem, até o momento, a melhor campanha da Liga dos Campeões, já tendo garantido sua classificação para a fase de mata-mata. Já o Valencia segue estacionado na segunda colocação no grupo H e precisa vencer Lyon, na próxima rodada, para assegurar a classificação.

Lyon x Gent – Grupo H

O Lyon abriu o placar com apenas sete minutos de jogo. Porém, o Gent chegou ao empate ainda no primeiro tempo, embolando a classificação do grupo H. Já nos acréscimos, Koulibaly marcou e garantiu a vitória do Gent. Com sete pontos, o clube belga assumiu a segunda colocação do grupo, com um ponto a mais do que o Valencia. Uma vitória sobre o Zenit, na próxima rodada, basta para garantir os belgas na próxima fase. 

Já o Valencia, que ficou estacionado em seis pontos, precisa pontuar contra o Lyon e torcer por um tropeço do clube belga contra os rivais russos para ainda sonhar com a fase de mata-mata da Liga dos Campeões.

BATE Borisov x Bayer Leverkusen – Grupo E

Querendo garantir a segunda colocação do grupo E, o Bayer Leverkusen precisava da vitória contra o BATE Borisov. Porém, o empate em 1 a 1 deixou a equipe com apenas cinco pontos, estacionando na terceira colocação do grupo, atrás de Roma, que também possui cinco pontos, e Barcelona, que chegou a 13 pontos ao derrotar os italianos e garantiu a classificação. Já o BATE segue na lanterna do grupo com apenas quatro pontos.

O Bayer Leverkusen ainda pode se classificar, mas para isso precisará derrotar o Barcelona, na Alemanha, e torcer por um tropeço da Roma, na Itália, contra o BATE Borisov. 

Porto x Dínamo de Kiev – Grupo G

O Porto começou a rodada como líder do grupo G, com 10 pontos, três à frente do Chelsea, que ocupava a segunda colocação. Já o Dínamo de Kiev entrou na rodada com apenas cinco pontos, precisando da vitória para seguir sonhando com a classificação.

E foi Yarmolenko, em cobrança de pênalti, quem abriu o caminho para o resultado positivo dos ucranianos, que ainda ampliariam o placar com Gonzales. Com o triunfo por 2 a 0, o Dínamo de Kiev chegou aos oito pontos e ficou apenas dois atrás do Chelsea, que assumiu a liderança por conta do saldo de gols. Já o Porto ficou na segunda colocação e decidirá seu destino no torneio contra o Chelsea na última rodada.

O Dínamo de Kiev precisará vencer o Maccabi Tel Aviv e então torcer por um tropeço de Porto ou Chelsea. Caso vença e seus rivais empatem, as três equipes irão para 11 pontos e então a classificação será decidida de acordo com os confrontos diretos entre as equipes.