Topo

Quando Neymar será maior que Messi e CR7? Pode acontecer ainda em 2015

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

24/11/2015 06h06

Quando chegou ao Barcelona em julho de 2013, Neymar carregava a dúvida se poderia um dia ser maior que Messi e Cristiano Ronaldo. Pouco mais de dois anos depois, o brasileiro atingiu o ápice da carreira e agora se depara diante de uma incrível realidade: a disputa da artilharia de 2015 contra os melhores do mundo.

Em 2015, Cristiano Ronaldo e Messi têm 45 gols marcados cada, somados jogos por clubes e seleções – o número é o mesmo do polonês do Bayern de Munique, Robert Lewandowski. Neymar é a principal ameaça com 43 gols no total. É dizer: o brasileiro pode assumir a ponta da artilharia em caso de sucesso na partida contra o Roma, nesta terça-feira, às 17h45 (de Brasília), no CAmp Nou, pela Liga dos Campeões. 
 
Concorrer com Cristiano Ronaldo e Messi em número de gols em um ano parecia algo inimaginável a curto prazo tal a potência goleadora dos jogadores. Só que o começo de temporada de Neymar fez isso ser possível. O brasileiro marcou 11 gols desde a lesão de Messi – ligamento do joelho – e tirou a grande diferença de 13 gols para o argentino. Cristiano Ronaldo fez apenas dois no período.
 
No total do ano, Neymar tem os 43 gols marcados em 59 jogos – média de 0,73 por partida. A melhor média é a de Cristiano Ronaldo, com os 45 gols, em 55 partidas – 0,82 por jogo. Messi tem 45, em 57 jogos – média de 0,79 por partida.
 
Ao atingir a marca próxima de Messi e Cristiano Ronaldo, Neymar ganha peso na busca por estar entre os três melhores jogadores do mundo em 2015 na disputa do  Bola de Ouro da Fifa em janeiro do próximo ano.
“Eu sempre apostei no Neymar por aqui. A trajetória dele no futebol é de melhor do mundo. E todos os brasileiros sabem que muitos que passaram pelo Barcelona marcaram época. Neymar está conseguindo que seu nome fique em letras de ouro com o clube a base de futebol e títulos”, elogiou o companheiro Daniel Alves nesta segunda-feira.
 
A surpresa polonesa
 
A aparição de Robert Lewandowski entre Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar é a surpresa de 2015. E isso se deve a um fim de ano espetacular do polonês. Na temporada, ele tem 18 gols marcados, em 17 jogos pelo Bayern de Munique.
 
Além disso, outro aspecto que fez o atacante aparecer na lista foi o poderio goleador mostrado com a seleção da Polônia. Lewandowski marcou incríveis 11 gols, em 7 partidas disputadas. Messi e Neymar, por exemplo, marcaram quatro vezes cada com a seleção. 
A tabela de goleadores de 2015.

A tabela de goleadores de 2015

Messi: 45 gols
Cristiano Ronaldo: 45 gols
Robert Lewandowski: 45 gols
Neymar: 43 gols
Aubameyang: 42 gols
Ibrahimovic: 38 gols
Luis Suárez: 37 gols