Topo

Neymar duela contra marcador 'The Flash'; veja o quanto ele corre

Do UOL, em Barcelona

16/03/2016 06h00

Uma cria do próprio Barcelona é o desafio de Neymar no duelo contra o Arsenal, nesta quarta-feira, às 16h45 (horário de Brasília), no Camp Nou, no confronto da volta das oitavas de final da Liga dos Campeões – Barça lidera por 2 a 0. Héctor Bellerín será o responsável por marcar o camisa 11 na direita da defesa em confronto que promete ser de grande velocidade.

Bellerín tem 21 anos e ganhou fama pelas incríveis arrancadas sem a bola. A publicação inglesa BBC já o comparou com o homem mais rápido do mundo, o jamaicano Usain Bolt com dados que impressionam. O marcador de Neymar chegou a superar Bolt na velocidade inicial.
 
Foi em um duelo pelo Campeonato Inglês contra o Swansea nesta temporada que o lateral causou espanto com a velocidade atingida (ver vídeo) ao impedir o gol do adversário com uma incrível arrancada partindo do campo de ataque. No mesmo confronto, outro lance de superação à base de velocidade salvando a bola sobre a linha o consagrou e deu origem aos comparativos com Bolt.
 
A própria BBC divulgou estudos mostrando que na partida Bellerín levou 4.41 segundos para completar 40 metros.  No recorde mundial do jamaicano Bolt, obtido em 2009, ele levou 4.64 segundos para completar o mesmo percurso.
 
“Obviamente que gostaria de correr ao lado do Bolt. Mas não há nada que eu possa fazer. Ele é o homem mais rápido do mundo”, disse Bellerín à BBC.
 
A questão gerou debates também em outros meios de comunicação ingleses. Velocistas do país foram entrevistados. A ponderação feita foi de que Bolt larga parado, à espera de uma sinalização, enquanto Bellerín tem a vantagem de iniciar uma corrida em movimento.
 
A velocidade na marcação consolidou o jogador como titular do Arsenal nesta temporada. Ele já soma 31 partidas e carrega boa aceitação por parte da rigorosa imprensa inglesa.
 
Cria do Barcelona 
 
Bellerín é catalão e criado em La Masia, a consagrada categoria de base do Barcelona. No time sub-15 jogava como ponta direita, mas começou a receber críticas da comissão técnica por conta da baixa quantidade de gols e assistências. A análise foi um facilitador para que a transferência para o Arsenal aos 15 anos não fosse tão lamentada.
 
No Arsenal, foi o treinador francês Arsene Wenger que achou uma solução para corrigir o problema ofensivo e se aproveitar da incrível velocidade: o transformar em lateral direito. A missão foi aceita por Bellerín aos 19 anos.
 
No clube, o catalão ganhou respeito e um novo contrato até o fim de 2019. As atuações também o deixaram como candidato a uma vaga na seleção espanhol para a Eurocopa, a ser disputada em junho na França. O treinador Vicente Del Bosque já comentou que a disputa é com Carvajal, do Real Madrid, e Juanfran, do Atlético de Madrid.