Topo

O que esperar de Bayern de Munique x Atlético de Madri na Liga dos Campeões

Times voltam a se enfrentar nesta terça-feira (2) valendo vaga na decisão  -  AFP PHOTO / CESAR MANSO
Times voltam a se enfrentar nesta terça-feira (2) valendo vaga na decisão Imagem: AFP PHOTO / CESAR MANSO

Do UOL, em São Paulo

03/05/2016 06h00

Bayern de Munique e Atlético de Madri voltam a duelar às 15h45 (de Brasília) desta terça-feira (3), na Alemanha, valendo vaga na decisão da Liga dos Campeões da Europa.

Após vencer a primeira semifinal por 1 a 0, no Vicente Calderón, os comandados de Simeone jogam pelo empate na Allianz Arena. Se marcarem um gol, será necessário para o time de Guardiola fazer três tentos para se classificar. Por sua vez, o Bayern avança com vitória por dois gols de diferença.

Quem se classificar à final, aguarda o vencedor do confronto entre Real Madrid x Manchester City, que decidem a segunda vaga na decisão nesta quarta (4), também a partir das 15h45, no Santiago Bernabéu.

Guardiola muito criticado, mas “vivo”

Guardiola - AP Photo/Francisco Seco - AP Photo/Francisco Seco
Imagem: AP Photo/Francisco Seco

Deixar o artilheiro e ídolo Thomas Müller no banco de reservas no jogo de ida contra o Atlético foi mais que o suficiente para Guardiola tornar-se “saco de pancadas” da imprensa alemã. O treinador justificou-se taticamente, mas esteve longe de ser compreendido.

"Todos já me mataram, mas ainda estou vivo. Ainda falta uma partida. Se eu perder, podem me matar, mas ainda tenho uma oportunidade", respondeu o catalão, que diz saber como derrotar o Atlético.

“Vimos que há algumas formas [de derrotar o Atlético], mas pouquíssimas. No futebol, se ataca bem quando você consegue tocar bem a bola de fora para dentro do campo, mas é difícil. A outra é mais simples, voltar [no contra-ataque] e correr", ressaltou Guardiola durante entrevista coletiva pré-jogo na última segunda (2).

Müller e Boateng titulares

Müller - Christof Stache/AFP - Christof Stache/AFP
Imagem: Christof Stache/AFP

Após toda a polêmica por ficar no banco de reservas no Vicente Calderón, Thomas Müller deve estar de volta ao time titular do Bayern. Pelo que se viu nos treinamentos preparatórios do time, ele deverá substituir pela meia direita o jovem Coman.

Quem também deve voltar ao time titular do ao Bayern é o zagueiro Boateng, que retorna de lesão e deverá fazer dupla de defesa com Javi Martínez. Alaba, que jogou de zagueiro na Espanha, deve voltar à lateral esquerda, deixando Bernart como opção no banco.

Blitz do Bayern e pressão na bola do Atlético

Douglas Costa - AFP PHOTO / JAVIER SORIANO - AFP PHOTO / JAVIER SORIANO
Imagem: AFP PHOTO / JAVIER SORIANO

Como se viu nos jogos mais importantes Atlético na temporada, a exemplo da goleada por 4 a 0 sobre o Real no Espanhol e na eliminação do Barça na Liga, Simeone deve preparar seus jogadores para pressionar a saída de jogo do Bayern pelo menos nos 15 minutos iniciais. O objetivo é não deixar o domínio da partida nos pés do adversário, ainda mais tratando-se do time de Guardiola, que presa pela posse de bola e pelo controle de jogo.

Por precisar vencer por dois gols de diferença para chegar à final, o Bayern deve apostar em blitz ao melhor estilo alemão nos minutos iniciais na Allianz Arena. Inversão rápida de bola de um lado a outro do campo, triangulações pelas laterais e chegada na linha de funda para alimentar a forte bola aérea de Müller e Lewandowski.

Ferrolho de Simeone e retorno de Godín

Simeone - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

O Atlético de Madrid não perde uma partida por dois gols de diferença há mais de um ano. A última vez foi em fevereiro de 2015 – derrota por 2 a 0 contra o Celta de Vigo. Um dado só para ilustrar a força defensiva do time de Simeone.

O principal trunfo do Atlético não se limita à última linha de defesa, no entanto. Começa na pressão da saída de bola adversária e se fortalece pela impressionante coesão da linha de quatro jogadores no meio de campo, que se compacta muito junto à linha da zaga. Às vezes, oito jogadores, afora o goleiro e os atacantes, ocupam espaço de cerca de 20 metro no campo. É o já famoso “ferrolho” montado por Simeone.

Como se não bastasse a solidez tática da equipe, o Atlético ainda contará com a volta do zagueiro uruguaio Godín, líder e capitão do time, que deverá fazer dupla de zaga com o compatriota Gimenez.