Topo

Guardiola deixa Bayern sem título europeu: "Espero que Ancelotti consiga"

Do UOL, em São Paulo

03/05/2016 17h47

A Era Pep Guardiola no Bayern de Munique terminará sem a conquista da Liga dos Campeões. Pela terceira vez consecutiva, o técnico espanhol vê sua equipe cair na semifinal do torneio mais importante da Europa, e não consegue sair da sombra do antecessor Jupp Heynckes.

No início de fevereiro, o Manchester City anunciou que havia acertado um contrato com o técnico espanhol. Guardiola deixará o Bayern e será apresentado na Inglaterra ao final da atual temporada europeia. Seu substituto será o italiano Carlo Ancellotti.

Após a eliminação para o Atlético de Madri, o treinador já falava em tom de adeus. “Espero que Ancelotti dê o salto de qualidade que eu não soube dar em três anos”, afirmou.

“Ganhar um título a mais ou a menos não mudará minha opinião sobre o que encontrei aqui. Os títulos são números. Claro que queria chegar à final, e nos últimos três anos não conseguimos, espero que Carlo (Ancelotti) consiga)”, continuou o treinador, que disse não achar um “fracasso” o fato de não ter conquistado a Liga dos Campeões.

Durante sua gestão, o Bayern de Munique caiu para três espanhóis na semifinal da Liga dos Campeões: Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri, respectivamente. Curiosamente, os dois primeiros terminaram a competição como campeões – o último espera Manchester City ou Real Madrid na decisão.

Guardiola chegou à Alemanha na temporada 2013/14, com o time vindo da conquista da tríplice coroa (Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões) sob o comando de Heynckes. “Tentarei manter o elevado nível do meu antecessor. Devo aceitar a comparação com ele e conviver com isso. Sou muito consciente da pressão, mas a aceito tranquilamente”, afirmou o técnico espanhol em sua apresentação.

E a pressão foi grande. A cada eliminação na Liga dos Campeões, a imprensa e ídolos do Bayern de Munique questionavam o técnico. Nem mesmo o bicampeonato alemão (2013/14 e 2014/15) aliviou as críticas sobre o treinador. Campeão de tudo no Barça, Guardiola deixará a Alemanha, provavelmente, com mais um título alemão, mas sem conquistar a tão sonhada tríplice coroa de seu antecessor.