Topo

Uefa divulga seleção da Liga dos Campeões com apenas dois brasileiros

Marcelo foi um dos brasileiros escolhidos para integrar seleção da Liga dos Campeões - Shaun Botterill/Getty Images
Marcelo foi um dos brasileiros escolhidos para integrar seleção da Liga dos Campeões Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/05/2016 10h00

A Uefa divulgou nesta segunda-feira (30) a seleção dos melhores jogadores que disputaram a última edição da Liga dos Campeões. Após o Real Madrid garantir seu 11º título da competição ao bater o Atlético de Madri nos pênaltis, no último sábado, o clube merengue emplacou seis atletas na seleção do campeonato, mesmo número que seu rival na final continental. Paris Saint-Germain, Bayern de Munique e Barcelona também garantiram jogadores na seleção do torneio. 

Entre os goleiros, os principais destaques da competição foram Jan Oblak, do Atlético de Madri, e Manuel Neuer, do Bayern de Munique. Enquanto o primeiro sofreu oito gols em 13 partidas pelo torneio, o alemão sofreu nove gols em 11 aparições.

Já entre os defensores estão os dois únicos representantes brasileiros na lista: Marcelo, do Real Madrid, e Thiago Silva, do PSG, garantiram um lugar entre os melhores defensores da Liga. Os outros escolhidos foram Sérgio Ramos, capitão do Real Madrid na decisão espanhola, Diego Godín e Juanfran, ambos do Atlético de Madrid.

Entre os meio-campistas houve novo domínio espanhol. Toni Kroos e Luka Modric, que formaram dupla no setor durante toda a Liga, acabaram eleitos para a seleção do campeonato. Koke e Gabi, companheiros no Atlético de Madri, também garantiram vaga entre os melhores. O último nome da lista foi o veterano Andrés Iniesta, que teve boa temporada pelo Barcelona.

Três dos atacantes selecionados pela Uefa para integrar a lista de melhores do campeonato estavam em campo na final disputada em Milão: Antonie Griezmann, do Atlético de Madri, foi escolhido junto com Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, do Real Madrid. Lionel Messi e Luis Suárez, do Barcelona, e Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, completam a lista.

A seleção da Liga dos Campeões foi elaborada pela equipe técnica da Uefa, que é composta por: Ioan Lupescu (chefe-técnico da Uefa), Sir Alex Ferguson (ex-treinador e dirigente do Manchester United), Jean-Paul Brigger (ex-treinador e membro do conselho técnico da Fifa), Ginés Meléndez (treinador das categorias de base da seleção espanhola), Mixu Paatelainen (treinador da seleção finlandesa), Thomas Schaaf (treinador alemão) Peter Rudbæk (treinador dinamarquês), Savo Miloševi (treinador sérvio), David Moyes (treinador escocês) and Mircea Lucescu (treinador do Shakhtar Donetsk).