Topo

Felipe se redime e Porto tira Roma da Champions. Time de Pato é eliminado

Zagueiro Felipe comemora gol contra a Roma na fase preliminar da Liga dos Campeões - Angelo Carconi/ANSA via AP
Zagueiro Felipe comemora gol contra a Roma na fase preliminar da Liga dos Campeões Imagem: Angelo Carconi/ANSA via AP

Do UOL, em São Paulo

23/08/2016 17h37

Uma semana depois de marcar um gol contra que deixou o Porto em situação delicada, o zagueiro Felipe, ex-Corinthians, se redimiu. De cabeça, ele abriu caminho para a vitória fora de casa nesta terça-feira sobre a Roma, por 3 a 0, que garantiu a equipe portuguesa na fase de grupos da Liga dos Campeões.

A partida de ida, no Estádio do Dragão, havia terminado com empate por 1 a 1. Um 0 a 0 em Roma classificaria os italianos, mas, com dois a menos durante todo o segundo tempo, os donos da casa não conseguiram o objetivo.

O gol de Felipe saiu logo aos 8 minutos de jogo. O meia Otávio, ex-Internacional, levantou a bola na área em cobrança de falta e o zagueiro apareceu livre por trás da zaga da Roma, testando firme para as redes.

Felipe cambalhota - Max Rossi/Reuters - Max Rossi/Reuters
Zagueiro ex-Corinthians comemorou seu gol com cambalhota
Imagem: Max Rossi/Reuters

A Roma pressionou em busca do empate, mas as expulsões dificultaram a missão: entre o fim do primeiro tempo e o começo do segundo, o capitão De Rossi e o lateral Emerson Palmieri, ex-Santos, receberam cartões vermelhos diretos por entradas violentas em adversários.

Com dois a mais, o Porto ampliou a vantagem na segunda etapa com dois mexicanos. Layún e Corona fizeram os gols que decretaram a classificação e jogaram a Roma para a Liga Europa.

Villarreal, de Pato, é eliminado

Pato e Jemerson - Valery Hache/AFP - Valery Hache/AFP
Pato, do Villarreal, disputa lance com zagueiro Jemerson, do Monaco
Imagem: Valery Hache/AFP

Se Felipe se deu bem, outro brasileiro não teve jornada feliz nos playoffs da Champions. O Villarreal, do atacante Alexandre Pato, voltou a perder para o Monaco, desta vez por 1 a 0, e foi eliminado. No jogo de ida, em casa, o time espanhol já havia levado 2 a 1.

O lateral brasileiro Fabinho, de pênalti, fez o gol do Monaco já no final da partida. Assim como no jogo de ida, quando marcou o gol do Villarreal, Pato foi titular e jogou os 90 minutos.

Apesar de admitir tristeza pela eliminação precoce, Pato, na saída do estádio, em entrevista ao Esporte Interativo, disse que a "Liga Europa também é um torneio muito grande" e pediu para o clube não desanimar. "Ainda temos Campeonato Espanhol, Copa do Rei. Temos que fazer o nosso melhor. O grupo é muito bom", avaliou. 

Confira os resultados desta terça

Times classificados em negrito:

Viktoria Plzen (TCH) 2 x 2 Ludogorets (BUL) - Ida: 0 x 2
Hapoel Be'er Sheva (ISR) 2 x 0 Celtic (ESC) - Ida: 2 x 5
Legia Varsóvia (POL) 1 x 1 Dundalk (IRL) - Ida: 2 x 0
Roma (ITA) 0 x 3 Porto (POR) - Ida: 1 x 1
Monaco (FRA) 1 x 0 Villarreal (ESP) - Ida: 2 x 1

Os cinco últimos classificados à fase de grupos da Liga dos Campeões 2016/17 serão definidos nesta quarta-feira. Confira os duelos:

APOEL (CHP) x Copenhagen (DIN) - Ida: 0 x 1
Red Bull Salzburg (AUT) x Dinamo Zagreb (CRO) - Ida: 1 x 1
Manchester City (ING) x Steaua Bucareste (ROM) - Ida: 5 x 0
Rostov (RUS) x Ajax (HOL) - Ida: 1 x 1
Borussia Mönchengladbach (ALE) x Young Boys (SUI) - Ida: 3 x 1