Topo

Champions poderá ter "grupo da morte" com Barça e Dortmund; veja os potes

24/08/2016 17h47

Os quatro potes para o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões desta temporada estão definidos. Dínamo Zagreb, da Croácia, foi o último time a assegurar vaga adiante na competição, com vitória sobre o Salzburg na prorrogação, em confronto dos playoffs. Manchester City, agora com Guardiola no comando, confirmou uma vaga no pote 2

O evento para realização do sorteio das chaves acontecerá na quinta, às 13h (de Brasília), em Mônaco.

O pote 1 terá o Real Madrid, atual dono do título da competição, e os campeões dos sete torneios nacionais mais bem ranqueados na UEFA. O surpreendente Leicester, campeão inglês na temporada 2014/15, portanto, está junto de Barcelona e outros gigantes na condição de cabeça de chave – cada um estará necessariamente em um grupo diferente.

As demais equipes estão organizadas nos outros potes, de acordo com sua pontuação no ranking da entidade máxima do futebol europeu. O City, vindo da “pré-Champions”, está no pote 2, ao lado de pedreiras como Arsenal e Atlético de Madri. No pote 3 ainda aparecem times expressivos, como Tottenham e Lyon. No 4, Monaco e Besiktas são os que mais assustam.

As 32 equipes formarão oito grupos de quatro times, um vindo de cada pote. Os de um mesmo país, por restrição, não poderão cair na mesma chave. Russos e ucranianos também não, por motivos geopolíticos. Um exemplo de grupo da morte que pode se formar, portanto, juntaria Barcelona, Borussia Dortmund, Tottenham e Monaco. Briga de “cachorro grande”. 

Os potes

Pote 1: Real Madrid (atual campeão da Liga dos Campeões), Bayern de Munique (campeão alemão), Barcelona (campeão espanhol), Benfica (campeão português), PSG (campeão francês), Juventus (Campeã italiana), CSKA Moscou (campeão russo) e Leicester (campeão inglês).

Pote 2: Atlético de Madri, Borussia Dortmund, Arsenal, Manchester City, Sevilla, Porto, Napoli e Bayer Leverkusen.

Pote 3: Basel (SUI), Tottenham, Dínamo Kiev (UCR), Lyon, PSV (HOL), Sporting, Club Brugge (Bélgica) e Borussia Mönchengladbach (ALE)

Pote 4: Celtic, Monaco, Besiktas, Légia Varsóvia (POL), FC Ludogorets (BUL), Rostov (RUS), Dínamo Zagreb (CRO) e Copenhague (Dinamarca).