Topo

Com gol de Lucas, PSG empata com Arsenal e vira líder na Liga dos Campeões

Gol de Lucas dá liderança do grupo ao Paris Saint-Germain - Eddie Keogh/Reuters
Gol de Lucas dá liderança do grupo ao Paris Saint-Germain Imagem: Eddie Keogh/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/11/2016 19h37

Os torcedores do Arsenal estavam confiantes em uma vitória e, consequentemente, a garantia do primeiro lugar da chave na Liga dos Campeões, mas esqueceram de avisar o brasileiro Lucas. Nesta quarta-feira, o clube inglês vencia de virada até os 31min do segundo tempo, quando o ex-são-paulino fugiu de suas características e, de cabeça, arrancou um empate por 2 a 2 a favor do Paris Saint-Germain, que assumiu a liderança do Grupo A com o resultado. No site oficial, a Uefa ainda tentou tirar os méritos do meia-atacante, dando gol contra para Iwobi, que desviou a cabeçada.

Mesmo jogando em casa - Emirates Stadium -, o Arsenal teve um primeiro tempo abaixo do esperado e sofreu com o setor ofensivo do PSG. Três minutos após Gibbs salvar quase em cima da linha o que seria um gol de Thiago Silva, a equipe francesa abriu o placar. Aos 18min, Matuidi cruzou rasteiro e viu Cavani, de carrinho, empurrar para o gol aberto.

O Arsenal, que sofria para criar situações de gol, só conseguiu empatar no último minuto do primeiro tempo. Aos 46min, após Krychowiak derrubar Alexis Sánchez dentro da área, Giroud cobrou o pênalti com categoria para deixar tudo igual em Londres. Na etapa final, os donos da casa melhoraram e acabaram premiados com um gol de sorte. Aos 15, Marquinhos tentou cortar um chute dentro da área, mas a bola bateu em Verratti e acabou indo contra a própria meta.

Giroud marcou no primeiro tempo para o Arsenal - AP/Alastair Grant - AP/Alastair Grant
Giroud marcou no primeiro tempo para o Arsenal
Imagem: AP/Alastair Grant

A vitória garantia, de vez, o primeiro lugar do grupo ao Arsenal. Mas o PSG não desistiu. Atrás do placar, a equipe francesa se jogou ao ataque e conseguiu arrancar um empate já no final da partida. Aos 31min, Ben Arfa cobrou um escanteio na segunda trave, Lucas cabeceou, viu Iwobi desviar e tirar do alcance de Ospina, dando números finais ao marcador.

Com a igualdade, Paris Saint-Germain e Arsenal se mantêm com 11 pontos. No entanto, o clube francês vira líder da chave no critério de gols fora de casa no confronto direto, já que empataram em casa por 1 a 1 e, agora, fora por 2 a 2. Assim, basta os franceses vencerem na última rodada para assegurarem de vez o primeiro lugar do Grupo A. 

Atlético de Madri garante 1º lugar

Griezmann e Tiago comemoram gol do Atlético de Madri - REUTERS/Juan Medina - REUTERS/Juan Medina
Griezmann e Tiago comemoram gol do Atlético de Madri
Imagem: REUTERS/Juan Medina
 
Pelo Grupo D, depois da derrota do Bayern de Munique para o modesto Rostov, o Atlético de Madri precisava de apenas um empate para já garantir, com uma rodada de antecedência, a liderança da chave. Mas fez mais do que isso. Em casa, despachou o PSV por 2 a 0, com gols de Gameiro e Griezmann, deu tranquilidade aos torcedores.
 
Agora, o Atlético de Madri soma 15 pontos, seis a mais que o Bayern de Munique, faltando apenas uma rodada, o que já deixa os espanhóis tranquilos na ponta. Apesar da derrota, os alemães não estão ameaçados, já que possuem nove pontos, cinco de distância para o Rostov, terceiro colocado.
 

Quaresma brilha, e Besiktas busca empate improvável

Quaresma - Osman Orsal/Reuters - Osman Orsal/Reuters
Quaresma foi fundamental para o Besiktas nesta quarta-feira
Imagem: Osman Orsal/Reuters

Quem assistiu ao primeiro tempo de Besiktas e Benfica teve a clara impressão de que a equipe portuguesa aplicaria uma goleada história nos turcos, já que, aos 31min do primeiro tempo, o placar já apontava 3 a 0 para os visitantes, com gols marcados por Gonçalo Guedes, Nelsinho, e Ljubomir Fejsa. O que ninguém esperava é que os donos da casa conseguiriam uma reação espetacular na etapa final.

Tosun, aos 13min da etapa final, descontou para o Besiktas. Foi então que apareceu Ricardo Quaresma. O português, eterno rival do Benfica, já que atuou por Sporting e Porto em seu país de origem, descontou de pênalti e, no último minuto, deu uma linda assistência de letra em um cruzamento que terminou com o gol de Aboubakar, o terceiro dos turcos.

Na outra partida do Grupo B, o Napoli poderia ter disparado na liderança, mas não passou de um empate por 0 a 0 em casa contra o Dínamo de Kiev. Assim, o clube italiano divide o primeiro lugar com o Benfica, que possui a mesma pontuação, enquanto o Besiktas segue na cola, na terceira posição, com sete pontos conquistados.