Topo

Em "redenção", Arda Turan faz 3 gols e supera Neymar na temporada do Barça

AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em São Paulo

06/12/2016 21h12

A rodada desta terça-feira (06) da Liga dos Campeões teve protagonista incontestável: Arda Turan, atacante do Barcelona. Não só pelos três gols que o turco anotou na vitória do time por 4 a 0, mas também por ter saído da condição de vilão à de herói em três dias.

No último sábado, Turan foi responsabilizado pelo empate com sabor de derrota contra o Real Madrid, em clássico do Espanhol. No fim do jogo, fez falta boba em Marcelo, que deu origem ao tento rival. E foi criticado publicamente pelo treinador Luís Enrique, massacrado pela torcida na internet e questionado pela imprensa local. Agora, a volta por cima.

A partida da Liga contra o Borussia Mönchengladbach não valia mais do que um amistoso para o Barça, seguro na liderança do Grupo C da competição. Para o turco, parecia final de campeonato. “Arda estava no olho do furacão”, destaca o jornal catalão Sport.

Sport 1 - Reprodução / Sport - Reprodução / Sport
Sport, publicação catalã, elogia Arda Turan
Imagem: Reprodução / Sport

A imprensa local, aliás, comemorou a boa atuação do jogador, que fez os três gols em apenas 17 minutos, no segundo tempo. “Turan viveu sua festa particular no Camp Nou”, avaliou o Sport, que acrescentou: “Estava em noite dourada: tudo que tocava virava gol”.

O jornal Marca, da capital, fez questão de lembrar do vacilo de Turan antes de elogiá-lo – na Espanha, a rivalidade atinge também as publicações esportivas: “Não será fácil fazer o ‘barcelonismo’ esqueçer a falta cometida por Turan no último minuto do clássico”, disse, antes de avaliar que “partidas como a de hoje tornarão o processo de superação mais fácil”.

“O Camp Nou lhe ovacionou nesta noite quando foi substituído”, completou o Marca.

Marca 1 - Reprodução / Marca - Reprodução / Marca
Jornal Marca destaca atuação de Arda Turan
Imagem: Reprodução / Marca

Fato comum aos jornais da Catalunha e de Madri foram as comparações do turco com o Neymar – e a notícia não é boa para o brasileiro. Sport, Marca, As e Mundo Deportivo destacaram que Turan já anotou oito gols na temporada e é o terceiro maior artilheiro do Barça na temporada. Neymar tem seis. Na Liga, Turan tem quatro tentos e Neymar, dois.

“O turco aproveitou com perfeição a ausência de Neymar [suspenso]”, publicou o Sport. A estrela da vez jogou justamente pela esquerda, espaço que o camisa 11 costuma ocupar.

“Com Neymar suspenso também para o duelo do Campeonato Espanhol contra o Osasuna, Arda Turan terá no próximo sábado (10) mais uma oportunidade para brilhar”, acrescentou a mesma publicação. O recado, se não é explícito, sussurra um “abre o olho, Neymar”.