Topo

Sérgio Ramos tem mais gols em mata-mata da Champions do que Bale

Do UOL, em São Paulo

07/03/2017 19h34

O Real Madrid venceu o Napoli por 3 a 1 nesta terça-feira e se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões. Foi a segunda vitória pelo mesmo placar do time espanhol sobre o italiano e a classificação pareceu tranquila. Não foi exatamente assim.

O Napoli venceu o primeiro tempo por 1 a 0 e o Real Madrid só conseguiu a virada no segundo, graças a um de seus artilheiros em fases decisivas da Champions League. Com um gol de cabeça de Sérgio Ramos (o zagueiro ainda participou de outro, mas ele foi creditado a Mertens, contra), o Real fez 2 a 1 e, com a classificação já garantida, Morata fez o terceiro.

O mais impressionante da história, porém, é o desempenho de Ramos em jogos eliminatórios. Nas últimas cinco temporadas da Liga dos Campeões, ele soma seis gols em mata-matas. Pode não parecer muito ao comparar com Cristiano Ronaldo e seus 24 gols no mesmo período, mas o zagueiro iguala, por exemplo, o centroavante do próprio Real Madrid, Karim Benzema, que nos últimos cinco anos soma seis gols. O galês Bale, que completa o trio BBC com Cristiano Ronaldo e Benzema, tem menos gols do que Ramos: quatro.

Mais do que isso, os gols de Ramos são decisivos – como os dois desta terça, que viraram o placar de um confronto que estava muito difícil. Os cinco gols anteriores foram sempre em semifinais ou finais.

Foi dele o gol que levou a decisão da Champions 2013/2014 contra o Atlético de Madri, por exemplo. O jogo foi para a prorrogação e o Real conquistou seu décimo título da competição com três gols no tempo extra. No ano passado, ele também marcou na decisão com o Atlético, abrindo o placar no 1 a 0 do tempo normal – o Real foi campeão nos pênaltis.

Benzema, por sua vez, só tem dois gols em semifinais. Em 2013, ele marcou um gol na vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund, mas o Real perdeu aquele confronto após levar 4 a 1 na Alemanha. Foi dele, também, o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Bayern no jogo de ida em 2014 – no de volta, 4 a 0 para o Real, Sérgio Ramos fez os dois primeiros.