Topo

Aos 39 anos, Buffon comemora nova chance de conquistar título inédito

Do UOL, em São Paulo

09/05/2017 18h11

Aos 39 anos, Gianluigi Buffon pode conquistar um feito inédito: o título da Liga dos Campeões da Europa. Vice-campeão em 2003 e 2015, o goleiro disputará a terceira final em 2017, contra Real Madrid ou Atlético de Madri – os times espanhóis se enfrentam nesta quarta-feira.

Já em reta final de carreira, talvez nem mesmo o próprio Buffon pudesse imagina que poderia voltar a disputar o título. Em 2015, quando a Juventus caiu diante do Barcelona, o goleiro já tinha 37 anos.

“Há dois anos, pensávamos que seria minha última final”, contou o goleiro nesta terça-feira, na saída do gramado do Juventus Stadium.

Na edição 2016/2017, a Juventus contou justamente com a atuação da defesa para garantir a volta à final da Liga dos Campeões. Da fase de grupos até as semifinais, foram 12 jogos, com apenas três gols sofridos. Assim, o time se classificou para a decisão.

“Era nosso primeiro objetivo: chegar à final da Liga. Mas ainda temos que conquistar o título”, discursou o goleiro, ainda sem saber quem será o rival na disputa do título. “Será um grande jogo. O time da Juventus está muito bem. Estou feliz por meus companheiros.”

Nesta terça-feira, a Juventus confirmou seu favoritismo diante do Monaco e passou pelas semifinais. Na partida de ida, em Monte Carlo, a Juve havia vencido por 2 a 0. Em casa, venceu por 2 a 1.

Ao fim do jogo, Buffon se disse “muito feliz”. “Por causa do placar de 2 a 0 na ida, chegamos aqui tranquilos. Se tivéssemos que correr atrás do resultado, seria difícil. Conseguimos controlar o jogo e atuar de maneira equilibrada”, analisou.