Topo

Após pênalti, ingleses temem ver "velho" David Luiz de volta ao Chelsea

Jason Cairnduff/Reuters
Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/09/2017 19h15

Quando o Chelsea vendeu David Luiz para o PSG, em 2014, a torcida não lamentou muito. Na Inglaterra, o zagueiro era considerado talentoso, mas descuidado e propenso a erros simples. Na temporada passada, o brasileiro voltou ao time londrino e surpreendeu a todos. Mais maduro (e protegido por um sistema de três defensores), foi o grande nome da defesa do Chelsea no título da Premier League.

Nesta quarta-feira, porém, os ingleses voltaram a se desesperar com o jogador. O Chelsea venceu o Atlético de Madri por 2 a 1, é verdade, mas o resultado foi muito ameaçado pelo brasileiro, que cometeu pênalti no fim do primeiro tempo, quando o placar estava 0 a 0, ao segurar a camisa de Lucas Hernandez em um escanteio.

A reação foi imediata. “A temporada passada de David Luiz foi excepcional, mas nesta ele já foi expulso uma vez e tomou uma decisão muito errada nesse pênalti”, disse o ex-zagueiro da seleção inglesa Danny Mills na BBC. “Foi um puxão tolo e agora o time precisará trabalhar muito mais. É por ações como essa que ele é muito criticado pela imprensa”.

Ian Wirght, ex-atacante do Arsenal, foi outro duro com o brasileiro. “Que falta ridícula de David Luiz. Ridícula, desnecessária e irritante”, falou o agora comentarista da Radio 5, também da BBC.

Já o Guardian, no lance-a-lance da partida, foi ainda mais crítico: “Chelsea foi melhor no primeiro tempo, mas vão para o intervalo atrás por causa da defesa preguiçosa de David Luiz. Sou seu fã, mas o puxão na camisa, na frente do juiz, foi idiota”.

No Daily Mail, o ex-árbitro Grahan Poll foi na mesma direção. “David Luiz deixou seus companheiros na mão com sua defesa preguiçosa e ao cometer um pênalti em uma partida que o Chelsea era claramente dominante”.