Topo

Coutinho e Firmino brilham em massacre do Liverpool na Liga dos Campeões

Jure Makovec/AFP
Imagem: Jure Makovec/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 18h32

O Liverpool venceu a primeira nesta edição da Liga dos Campeões - e como. O time inglês foi à Eslovênia nesta terça-feira (17) e massacrou o Maribor por 7 a 0, com direito a boas atuações dos brasileiros Philippe Coutinho e Roberto Firmino. O camisa 9 foi responsável por dois gols e uma assistência a Salah no confronto da terceira rodada da competição, enquanto o 10 fez o segundo do jogo e serviu o compatriota no quinto.

O resultado não foi apenas elástico, mas histórico: o Liverpool conquistou sua maior vitória fora de casa em competições europeias. Além disso, foi o melhor resultado obtido por um time inglês fora de seus domínios na Liga dos Campeões igualou o maior triunfo de um time visitante no torneio continental.

O resultado coloca o Liverpool na liderança do Grupo E, pois o Spartak de Moscou bateu o Sevilla por 5 a 1 na Rússia. Os ingleses foram aos cinco pontos, com o melhor saldo da chave: sete gols, três a mais que os russos, que têm a mesma pontuação. Os espanhóis estão em terceiro, com quatro pontos, e o Maribor é o lanterna, com um.

O frágil Maribor não fez frente ao Liverpool, que largou na frente logo aos 4min. Salah disparou pela ponta direita e rolou para Roberto Firmino dentro da pequena área, e o brasileiro só teve o trabalho de empurrar para as redes, pois estava desmarcado e sem goleiro pela frente.

Firmino - Darko Bandic/AP - Darko Bandic/AP
Imagem: Darko Bandic/AP

O segundo gol teve um desenho semelhante: Milner cruzou do lado direito do campo para Philippe Coutinho, que pegou de primeira e marcou aos 13min. Firmino devolveu o favor a Salah aos 20min, acertando enfiada de bola para o egípcio, que deslocou o goleiro Handanovic para fazer o terceiro.

Com a vitória assegurada, a equipe comandada por Jürgen Klopp não diminuiu o ritmo e manteve a pressão. Após algumas tentativas frustradas de transformar o placar em goleada, Moreno recebeu de Coutinho pela esquerda, cruzou rasteiro e Salah fez o quarto aos 40min. O lance foi curioso, pois o egípcio praticamente dividiu a bola com Firmino, porém acabou creditado com o gol.

O quinto gol veio após o intervalo, em uma cobrança de falta. Coutinho cruzou a bola para a área, Firmino escorou e encontrou as redes adversárias, ampliando o marcador aos 9min. O camisa 9 ficou em campo até os 23min, quando foi substituído por Sturridge.

Conforme Klopp realizou suas substituições, o Liverpool finalmente diminuiu o ritmo, mas Oxlade-Chamberlain deixou o seu após uma tabela com Sturridge aos 41min. E ainda sobrou tempo para mais um: Alexander-Arnold arriscou da entrada da área para selar a goleada aos 45min.

Tosun - Valery Hache/AFP - Valery Hache/AFP
Imagem: Valery Hache/AFP

Besiktas vira fora de casa e lidera Grupo G

No grupo menos badalado do dia, o Besiktas conquistou uma vitória fundamental para garantir uma vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Os turcos derrotaram o Monaco por 2 a 1 e mantiveram a liderança da chave, chegando aos nove pontos, contra um dos monegascos, lanternas da chave.

O segundo colocado é o RB Leipzig, que bateu o Porto por 3 a 2 e ultrapassou os portugueses na tabela, chegando aos quatro pontos contra três do rival desta terça-feira.