Topo

Barça vence com time misto e elimina Sporting; Juventus avança em segundo

Paco Alcácer e André Gomes foram titulares na vitória tranquila do Barcelona - Lluis Gene/AFP
Paco Alcácer e André Gomes foram titulares na vitória tranquila do Barcelona Imagem: Lluis Gene/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/12/2017 19h35

Já garantido na primeira posição do grupo D da Liga dos Campeões, o Barcelona cumpriu tabela contra o Sporting e nem precisou de todos os titulares para vencer por 2 a 0 nesta terça-feira (5), no Camp Nou. Paco Alcácer, de cabeça, e Mathieu, ex-Barça, contra, marcaram os gols do jogo, em resultado que eliminou o time português da competição.

O Barcelona terminou com 14 pontos. Quem avançou para as oitavas de final na segunda posição da chave foi a Juventus, com 11, que também nesta terça bateu o Olympiacos por 2 a 0, com gols de Cuadrado e Bernardeschi. Já o Sporting, em terceiro com sete pontos, vai para a Liga Europa, enquanto o Olympiacos, com um, ficou com a lanterna.

Os adversários de Barcelona e Juventus nas oitavas de final serão definidos em um sorteio que será realizado na próxima segunda-feira (11). O time espanhol vai enfrentar um dos segundos colocados, enquanto os italianos vão encarar um líder de grupo.

"Mistão" do Barça domina

Denis Suárez - Josep Lago/AFP - Josep Lago/AFP
Imagem: Josep Lago/AFP

O Barça só usou Lionel Messi a partir dos 16 minutos do segundo tempo e poupou outros jogadores importantes, como Ter Stegen, Jordi Alba e Iniesta, que se recupera de lesão. Já Busquets e Paulinho só entraram na etapa final. Mesmo assim, o time dominou o Sporting desde o início e criou as melhores chances. O melhor do primeiro tempo foi Denis Suárez, que mostrou lances de habilidade no meio-campo, mas pecou na hora de definir as jogadas, tanto no passe como na finalização.

Alcácer tira o zero do placar

Alcácer - Sergio Pérez/Reuters - Sergio Pérez/Reuters
Imagem: Sergio Pérez/Reuters

Atuando aberto pela esquerda, Alcácer, que é centroavante de origem, não teve grande atuação na primeira etapa. Mas na bola parada, decidiu. Aos 14 minutos do segundo tempo, após escanteio batido na primeira trave, o atacante desviou bem de cabeça para vencer Rui Patrício e balançar a rede do Sporting.

Messi entra e põe fogo no jogo

Messi entra - Lluis Gene/AFP - Lluis Gene/AFP
Imagem: Lluis Gene/AFP

O grande astro do Barcelona entrou aos 16 do segundo tempo, no lugar do apagado Aleix Vidal, que fez partida bem ruim pela ponta direita. Mesmo movimentando-se pouco, Messi incendiou o ataque do time espanhol com dribles curtos e passes incisivos. Suas tabelas com Suárez criaram boas oportunidades. Nos acréscimos, após nova jogada puxada pelo argentino, o zagueiro Mathieu, ex-Barça, tentou cortar o cruzamento e mandou contra a própria meta.

Cillessen faz milagre e é abraçado por rival

Cillessen e Dost - Sergio Pérez/Reuters - Sergio Pérez/Reuters
Imagem: Sergio Pérez/Reuters

Substituindo o titular Ter Stegen no gol do Barça, o holandês Cillessen fez uma defesa inacreditável no segundo tempo, saltando para evitar uma finalização à queima-roupa de seu compatriota Bas Dost. O lance foi tão espetacular que Dost não aguentou e abraçou o adversário logo na sequência.

Barça perde Semedo para as oitavas

Mesmo poupando titulares, um dos pendurados do Barcelona não passou ileso pela partida. O lateral direito Nélson Semedo levou cartão amarelo por uma falta em cima de Bruno César, que matou contra-ataque do Sporting, e está suspenso do jogo de ida das oitavas de final.