Topo

Novo xodó de treinador, algoz do PSG é a contratação mais cara do Bayern

Tolisso foi o destaque da vitória do Bayern sobre o PSG com dois gols - Sven Hoppe/dpa via AP
Tolisso foi o destaque da vitória do Bayern sobre o PSG com dois gols Imagem: Sven Hoppe/dpa via AP

Do UOL, em São Paulo

06/12/2017 04h00

O volante Corentin Tolisso chegou ao Bayern de Munique no início da temporada com um peso nas costas considerável: aos 22 anos, era nada menos que o jogador mais caro da história do gigante alemão, que gastou 41,5 milhões de euros (cerca de R$ 159 milhões, em valores atuais) para tirá-lo do Lyon. E ele parece estar no caminho certo para fazer jus ao investimento, especialmente após os dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Paris Saint-Germain na última terça-feira (5).

Os dois lances mostraram uma das muitas qualidades de Tolisso: a capacidade de se infiltrar na área desmarcado para finalizar, em característica semelhante à do brasileiro Paulinho, do Barcelona. No primeiro gol, uma cabeçada certeira após cruzamento de James Rodríguez; no segundo, um toque de oportunismo na área aproveitando passe para trás de Coman.

Além dos gols, a atuação segura do volante francês defensivamente e a qualidade para iniciar os ataques do Bayern fizeram com que o jovem jogador fosse muito elogiado pelo técnico Jupp Heynckes, que tem apostado bastante em seu futebol desde a saída de Carlo Ancelotti. Pode-se dizer que Tolisso é o novo xodó do veterano treinador alemão, campeão da tríplice coroa com o Bayern em 2013.

"Tolisso já vinha mostrando nas últimas semanas que é um grande jogador, e muito perigoso na área. Jogar contra seus compatriotas também foi uma motivação extra. Ele trabalhou de forma espetacular nesta semana, e eu não tive dúvidas de que ele deveria ser titular nesta noite", disse Heynckes após o jogo.

Revelado no Lyon, Tolisso cresceu no clube graças a outra de suas virtudes – a versatilidade. Despontou nos profissionais "quebrando galho" como lateral, e atuou também como meia, ponta e até atacante. Fez mais de 20 gols em quatro anos no Campeonato Francês, chegou a assumir a braçadeira de capitão do time e, após grandes atuações como volante na temporada passada, chamou atenção do Bayern.

Em ascensão rápida na carreira, o jogador agora mira uma vaga na Copa do Mundo de 2018. Ele é mais um nome da fortíssima geração atual francesa, e terá concorrência por uma vaga no meio-campo de nomes do calibre de Pogba (Manchester United), Kanté (Chelsea) e Rabiot (PSG). Mas, como os torcedores do Bayern já aprenderam nesta temporada, é melhor não duvidar de Tolisso.