Topo

Após pane inicial, Tottenham busca empate com Juventus e silencia Turim

Eriksen anotou gol de empate do Tottenham: 2 a 2 em Turim - Reuters/Paul Childs
Eriksen anotou gol de empate do Tottenham: 2 a 2 em Turim Imagem: Reuters/Paul Childs

Do UOL, em São Paulo

13/02/2018 19h35

Principal atração na abertura das oitavas de final da Liga dos Campeões, o duelo entre Juventus x Tottenham nesta terça-feira (13) ficou à altura da grandeza do torneio. Depois de um início arrebatador dos italianos no Juventus Stadium, com dois gols de Higuaín em 9 minutos, os ingleses mostraram porque ainda estão invictos e querem fazer bonito na Europa. Harry Kane e Eriksen, os dois principais nomes da equipe, buscaram o 2 a 2. 

Higuaín, definitivamente, foi o personagem da primeira etapa comandada por uma Juventus de escalação ofensiva. O argentino, depois de anotar duas vezes, falhou na marca do pênalti e em outro contra-ataque perigoso em que chutou para fora. Os erros custaram caro: O Tottenham tomou para si o controle do duelo, fez dois gols e levou para Londres a vantagem de avançar com um empate sem gols ou mesmo em 1 a 1. 

O reencontro dos dois times, em Wembley, será no dia 7 de março.  

O furacão Juventus nos minutos iniciais

higuain - Antonio Calanni/AP - Antonio Calanni/AP
Imagem: Antonio Calanni/AP

Como quem tem duas finais no currículo nos últimos três anos, entre tantas glórias, a Juventus deu as cartas. Com formação ofensiva, rapidamente mostrou a que veio: em bola parada diante da área, a defesa do Tottenham cochilou e Pjanic acertou um passe rente ao chão para Higuaín. Livre, o argentino nem dominou para bater Lloris aos 2min.

A vantagem de um gol não foi suficiente para a Juventus, que aproveitou a instabilidade do adversário para dobrar o marcador. Bernadeschi foi derrubado por Ben Davies, e Higuaín finalizou a primeira penalidade da noite com perfeição.

Tottenham entra no jogo, domina a bola e busca o marcador

kane - Massimo Pinca/Reuters - Massimo Pinca/Reuters
Imagem: Massimo Pinca/Reuters

Passado o sufoco do começo da partida, o Tottenham tomou a bola para si e a Juventus passou a atuar da forma que se sente confortável, com linhas próximas da área e poucos espaços para o rival infiltrar. A equipe de Mauricio Pochettino mostrou personalidade e, liderada por Dembélé e Eriksen, forçou o jogo por dentro a todo momento, já que pelos lados havia poucas oportunidades.

Depois de uma ótima ocasião em que parou diante de Buffon com uma cabeçada à queima-roupa, Kane teve mais uma oportunidade e não desperdiçou. Em bola vencida no meio, Dele Alli foi rápido, Alex Sandro bobeou na linha do impedimento e Kane ainda passou pelo goleiro italiano para reduzir. Foi o gol número 33 do principal goleador da temporada europeia e vice-artilheiro dessa Liga dos Campeões. 

Buffon leva gol após 694 minutos. E ainda falha no empate do Tottenham

buffon - Marco Bertorello/AFP - Marco Bertorello/AFP
Imagem: Marco Bertorello/AFP

O goleiro da Juventus não levava um gol desde novembro e contabilizava 694 minutos de invencibilidade, se somados jogos da Itália nas Eliminatórias. Diante do Tottenham, a marca do veterano, em temporada de despedida na carreira, caiu nos pés de Kane. No segundo tempo, Buffon acabou por hesitar uma cobrança de falta surpreendente de Eriksen, aos 27min. Empate para os ingleses. 

Auxiliar de Tite acompanha dupla brasileira in loco...

Funcionário da Inter de Milão, além de auxiliar de Tite, Sylvinho foi incumbido de ir a Turim para acompanhar a Juventus de Alex Sandro e Douglas Costa em campo. Os dois jogadores estão na briga pelas vagas em aberto para a Copa do Mundo.

...e Douglas Costa mostra cartão de visitas em posição diferente

Douglas Costa - AFP PHOTO / Marco BERTORELLO - AFP PHOTO / Marco BERTORELLO
Imagem: AFP PHOTO / Marco BERTORELLO

O meia formado pelo Grêmio confirmou a ascensão dos últimos meses a serviço da Juventus e atuou em posição diferente. No sistema 4-1-4-1 da Juventus, idêntico ao da seleção ao menos no desenho, Douglas atuou como meia mais à frente, enquanto Bernardeschi e Mandzukic foram os pontas. Com menos liberdade que o normal, ainda avançou ao ataque e criou um dos lances mais lindos do jogo.

Depois de um giro sobre o colombiano Sánchez, disparou em velocidade e deixou Aurier na saudade, antes de sofrer um pênalti claríssimo marcado pelo árbitro alemão Felix Brych. Desta vez, porém, Higuaín mudou a estratégia, chutou forte no meio e viu a bola raspar a mão de Lloris e parar no travessão.

Dia trágico para os laterais do Tottenham

Bem coletivamente, mesmo com dois gols sofridos no início, o Tottenham sofreu com o desempenho dos laterais. Davies cometeu um pênalti tolo sobre Bernardeschi quando a equipe perdia por 1 a 0. Aurier fez outra penalidade sobre Douglas Costa quando o placar estava 2 a 1 para a Juventus. Os dois jogadores levaram amarelo – Aurier, suspenso, não jogará a volta em Londres.

Lucas Moura estreia aos 43min do segundo tempo

De novo no banco de reservas, o brasileiro Lucas Moura foi acionado por Pochettino aos 43min do segundo tempo. Embora tenha sido inscrito pelo PSG na fase de grupos da Liga dos Campeões, ele ainda não tinha ido a campo no torneio, o que permitiu ao Tottenham utiliza-lo. 

FICHA TÉCNICA

JUVENTUS 2 x 2 TOTTENHAM

Data: 13 de fevereiro de 2018, terça
Horário: 17h45 (de Brasília)
Local: Juventus Stadium, em Turim
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Assistentes:  Marco Fritz e Bastian Dankert
Cartões amarelos: Bentancur, Benatia, Higuaín, Aurier e Davies
Gols: Higuaín, aos 2min, Higuaín, aos 9min, Kane, aos 35min do primeiro tempo; Eriksen, aos 26min do segundo tempo

JUVENTUS: Buffon; De Sciglio, Benatia, Chiellini e Alex Sandro; Pjanic; Bernardeschi, Khedira (Bentancur), Douglas Costa e Mandzukic (Sturaro); Higuaín. Treinador: Massimo Allegri

TOTTENHAM: Lloris; Aurier, Sánchez, Vertonghen e Davies; Dier e Dembélé; Eriksen (Wanyana), Alli (Son) e Lamela (Lucas Moura); Kane. Treinador: Mauricio Pochettino.