Topo

Há favorito no confronto entre Real Madrid x PSG? Blogueiros opinam

Montagem/UOL
Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em Santos (SP)

14/02/2018 04h00

Chegou o dia do, até agora, jogo mais esperado da temporada 2017/18. O Real Madrid de Cristiano Ronaldo e o PSG de Neymar se encontram nesta quarta-feira (14), às 17h45 (de Brasília), no Santiago Bernabeu, para a primeira das duas partidas das oitavas de final da Liga dos Campeões. O duelo de volta, em Paris, está marcado para 6 de março.

O confronto é de difícil previsão, mas os blogueiros do UOL Esporte resolveram dar seus palpites: O que esperar do confronto entre as equipes? E entre Neymar e Cristiano Ronaldo? Há algum favorito? Veja o que eles dizem:

QUEM É FAVORITO?

ALEXANDRE PRAETZEL

Nos 180 minutos, o favorito é o PSG, antes de a bola rolar. Agora, os jogadores do Real Madrid sabem que precisam chegar vivos a Paris. Vejo um Real centrado para tentar ganhar o jogo e um PSG ávido para fazer gols e levar um placar favorável para casa, independentemente do resultado.

ANDRÉ ROCHA

Não há favoritismo. Mas para não ficar em cima do muro, aposto numa vitória apertada do Real sofrendo gol no Bernabéu e o PSG se beneficiando disso em Paris e conseguindo uma classificação histórica.

JUCA KFOURI

Não acho que haja favorito. Mas se tiver que apontar um ainda fico com o mandante. Resta saber com que vantagem.

JULIO GOMES

Apostar aqui é fácil. Joga para o alto e torce. É um confronto imprevisível. Vejo o Real com ligeiro favoritismo no jogo de ida, o PSG com ligeiro favoritismo na eliminatória. Se o Real não conseguir fazer um bom placar em casa, o favoritismo do PSG aumenta bastante.

MARCEL RIZZO

O jogo em Madri torna a partida mais equilibrada, mas o PSG ainda tem leve favoritismo, por viver melhor fase, por Neymar estar num momento melhor do que Cristiano Ronaldo. Mas o Real Madrid tem algo fundamental em confrontos decisivos: camisa. Não será surpresa se avançar de fase, apesar de o PSG também ser o favorito no confronto.

MENON

O Real Madrid é favorito para vencer o jogo e para ficar com a vaga.

PVC

O Paris Saint-Germain é favorito para passar de fase. No jogo de ida, meu palpite é empate.

RICARDO PERRONE

Por jogar em casa, o Real é favorito nesta quarta. Em tese, o PSG é favorito para o confronto por viver melhor momento do que o adversário. Mas, se eu fosse apostar, apostaria no Real Madrid. A necessidade de o time reagir na temporada deve dobrar a força dos espanhóis.

CR7 marca dois na goleada do Real Madrid diante do Real Sociedad -  AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS -  AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Imagem: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

O QUE ESPERAR DO JOGO?

ALEXANDRE PRAETZEL

Espero um jogo muito ofensivo, pelo poderio técnico das duas equipes. Defensivamente, deixam espaços generosos aos adversários e compensam com a força dos seus meio-campo e ataques. Real vem mais pressionado contra um PSG mais encorpado.

ANDRÉ ROCHA

Espero muito equilíbrio. O PSG tem a "fome" de construir nova história depois da enorme frustração contra o Barcelona na temporada passada e, com Neymar e Mbappé, mais talento na frente para decidir - o que faltou no Camp Nou. Já o Real tem a vivência de três conquistas nas últimas quatro edições e o foco na única chance de título na temporada, o inédito tricampeonato da Champions. Duas equipes com ataques poderosos, mas sistemas defensivos que vêm apresentando muitas fragilidades. Podemos ter dois jogaços, com qualidade e muitos gols.

JUCA KFOURI

Esperar um grande jogo, com o Real Madrid capaz de mostrar que na hora de jogo grande não tem má fase.

JULIO GOMES

Espero dois jogos muito abertos, até porque falamos de times ofensivos por natureza, rápidos e goleadores. É mais do que um jogo, é uma oportunidade para ambos darem um golpe de autoridade. No caso do Real, mostrar quem manda no continente. No caso do PSG, mostra que pode, sim, ganhar a Champions.

MARCEL RIZZO

Jogo que poderia ser a final da Liga, acontece logo nas oitavas pela instabilidade do Real de Zidane na temporada.

MENON

É o primeiro "jogo do ano" do ano. Outros virão. E o encontro que chama mais atenção na Liga dos Campeões por reunir dois dos quatro favoritos, ao lado do City e do Barcelona. Espero o Real Madrid pressionando muito, para fazer a vitória no primeiro duelo.

PVC

O Real Madrid já perdeu em casa nesta temporada mais pontos do que o PSG em todos os jogos, dentro e fora de casa. Empate contra Leganés e derrotas para Betis e Villarreal indicam que o caminho para o PSG se classificar é tirar pontos no Bernabéu. 

RICARDO PERRONE

Magia, tensão e estratégia.

Neymar comemora gol feito pelo PSG contra o Toulouse - AFP PHOTO / REMY GABALDA - AFP PHOTO / REMY GABALDA
Imagem: AFP PHOTO / REMY GABALDA

CRISTIANO RONALDO X NEYMAR

ALEXANDRE PRAETZEL

No confronto entre as estrelas, Neymar está em melhor momento, mas Cristiano nunca pode ser descartado. A técnica de um diante do poder de conclusão do outro. É a hora de Neymar provar, como "dono" do PSG.

ANDRÉ ROCHA

O português marcou três gols sobre o Real Sociedad e espera desequilibrar como na temporada passada, quando foi às redes dez vezes na reta final contra Bayern, Atlético de Madri e Juventus. É como pode ser decisivo novamente: na eficiência nas finalizações. Já Neymar pode ser a diferença por ser o atacante, entre os seis que provavelmente estarão em campo, com mais capacidade de colaborar com o meio-campo na articulação das jogadas. Partindo da esquerda para dentro nas costas de Casemiro e Modric, ou para cima de Nacho, tem tudo para desarticular a marcação do time merengue.

JULIO GOMES

O confronto é deles contra sistemas defensivos que não são os mais consistentes da Europa. Neymar vem bem a temporada toda, mas não ganhará nada sozinho. Se tiver em uma noite lúcida e inteligente, pode fazer estragos contra um Madrid sem Carvajal. CR7 fez três gols no fim de semana e parece ter afiado as chuteiras. Já sabemos que ele não precisa de muito para deixar os dele. Acredito que os dois atacantes irão ter sucesso individualmente neste confronto.

MARCEL RIZZO

Para Neymar ser o melhor do mundo, como sonha, ele precisa ser protagonista em jogos desse tamanho, e contra os melhores do mundo. Ofuscar Ronaldo agora, e Messi num confronto mais tarde, é necessário para o plano do brasileiro.

MENON

Os espanhóis com um 4-3-3 também utilizado pelo PSG, que tem a variação de recuar um pouco Neymar. Cristiano, letal como sempre, pode até, em determinado momento, voltar um pouco para receber a bola, mas será sempre a flecha. Neymar vai variar. Será flecha, mas arco também. Pode jogar a partir da bola recebida, ou vir com ela, desde um pouco mais à frente do meio campo.

PVC

Neymar tem mais gols do que jogos na temporada. São 28 em 27 partidas e mais 14 passes para gols. Cristiano Ronaldo não faz boa temporada na Espanha, mas é o artilheiro da Champions League, torneio que já ganhou quatro vezes. Para Neymar se colocar no nível de Cristiano e Neymar, tem de vencer o duelo contra o Mr. Champions.

RICARDO PERRONE

Dribles, assistências e gols. Neymar deve estar impossível no jogo mais importante dele com a camisa do PSG até aqui. Mesmo assim, aposto no português como vencedor do duelo. Simplesmente por ainda ser superior.