Topo

Frango, golaço e goleada: Liverpool bate Porto e fica perto das quartas

Destaque do Liverpool, Sadio Mané fez três gols; Salah e Firmino também marcaram - Matthew Childs/Reuters
Destaque do Liverpool, Sadio Mané fez três gols; Salah e Firmino também marcaram Imagem: Matthew Childs/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/02/2018 19h34

O Liverpool deu um passo gigante nesta quarta-feira em direção às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa 2017/2018. Jogando no Estádio do Dragão, em Portugal, o time comandado por Jürgen Klopp derrotou o Porto por 5 a 0, no primeiro duelo entre os dois times pelas oitavas de torneio.

O jogo foi praticamente já decidido no primeiro tempo, graças aos gols de Sadio Mané e Mohamed Salah - no segundo tempo, o próprio Mané fez dois, e Roberto Firmino ainda marcou. Agora, os ingleses podem até perder por quatro gols de diferença que passam de fase.

Os dois times voltam agora a se enfrentar no dia 6 de março. A partida de volta acontece em Anfield, estádio do Liverpool.

Retrospecto? Depende do olhar...

Segundo levantamento da Uefa, os confrontos de mata-mata em dois jogos entre equipes inglesas e portuguesas em competições europeias têm vantagem britânica: em 43 duelos, foram 26 classificações de times da Inglaterra, contra 17 de times lusitanos. No entanto, se o histórico for restrito aos mata-matas do século XXI, as ‘equipas’ de Portugal levam a melhor: foram 18 encontros, com dez classificações portuguesas e oito inglesas. Os dados não levam em conta as oitavas de final da atual Liga dos Campeões.

Firmino disputa bola Porto x Liverpool - Matthew Childs/Reuters - Matthew Childs/Reuters
Ingleses levam vantagem histórica em mata-mata de torneios europeus, mas portugueses têm melhor retrospecto no século XXI
Imagem: Matthew Childs/Reuters

Roberto Firmino faz história no Liverpool

Ao marcar o quarto gol do Liverpool na partida desta quarta-feira, Roberto Firmino entrou para as estatísticas históricas do Liverpool. Foi o sétimo gol do brasileiro na Liga dos Campeões 2017/2018, igualando a marca de Steven Gerrard na edição 2008/2009 da competição. Os dois são os maiores marcadores do clube em uma mesma edição da Champions.

Falha de goleiro tira o zero do placar...

Em um jogo de poucas emoções nos primeiros minutos, coube ao Liverpool abrir o placar aos 25 min da etapa inicial. Após jogada individual, Wijnaldum bateu forte da entrada da área e acertou Alex Telles. No rebote, Sadio Mané aproveitou pela esquerda e bateu rasteiro - o goleiro José Sá ainda caiu para defender, mas falhou feio e viu a bola passar por baixo de seu corpo antes de entrar.

E Salah amplia com (muito) estilo

Quatro minutos depois, veio o segundo gol. Após levar a melhor na dividida com Marega, Milner avançou pela esquerda e bateu cruzado - a bola explodiu na trave e sobrou para Salah, que dominou, aplicou um chapéu no goleiro Sá e tocou no contrapé de Alex Telles para fazer mais um.

Salah marca para o Liverpool - Matthew Childs/Reuters - Matthew Childs/Reuters
Salah aproveitou rebote e ampliou para o Liverpool após bela jogada
Imagem: Matthew Childs/Reuters

Liverpool faz o terceiro no contra-ataque

Veio o segundo tempo, e o Liverpool continuou sobrando. Aos 8 min, após belo passe de letra de Roberto Firmino, Salah disparou pela direita e devolveu rasteiro para Firmino - o brasileiro chutou, Jorge Sá defendeu e Mané aproveitou na direita para empurrar para o gol vazio.

Virou passeio? Firmino e Mané (de novo) marcam

O Porto bem que tentou pressionar, tocando bola no ataque em busca de um gol. Mas quem voltou a balançar as redes foi o Liverpool: aos 25 min, James Milner recebeu o passe em profundidade pela esquerda e cruzou rasteiro para a área; livre, Roberto Firmino apenas escorou e mandou para as redes. De quebra, aos 40 min, Mané fez o terceiro dele no jogo e deu números finais à partida.

FICHA TÉCNICA
PORTO 0 X 5 LIVERPOOL

Local: Estádio do Dragão, no Porto (POR)
Data/Hora: 14 de fevereiro de 2018 (quarta-feira), às 17h45
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Riccardo di Fiore (ITA) e Filippo Meli (ITA)
Cartões amarelos: Nenhum
Gols: Mané, aos 25 min do 1º tempo (LIV); Salah, aos 29 min do 1º tempo (LIV); Mané, aos 8 min do 2º tempo (LIV); Firmino, aos 25 min do 2º tempo; Mané, aos 40 min do 2º tempo

PORTO: José Sá; Ricardo Pereira, Reyes, Marcano e Alex Telles; Sergio Oliveira e Héctor Herrera; Marega, Otávio (Corona) e Brahimi (Majeed Waris); Tiquinho Soares (Gonçalo Paciência)
Técnico: Sérgio Conceição

LIVERPOOL: Karius; Alexander-Arnold (Joe Gomez), Van Dijk, Lovren e Robertson; Wijnaldum, Henderson (Matip) e Milner; Salah, Firmino (Danny Ings) e Mané
Técnico: Jürgen Klopp