Topo

Como o Real Madrid usou o peso da camisa para vencer o PSG?

Marcelo comemora o terceiro gol do Real Madrid contra o PSG - Gabriel Bouys/AFP
Marcelo comemora o terceiro gol do Real Madrid contra o PSG Imagem: Gabriel Bouys/AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Madri

15/02/2018 04h00

Início de jogo o Santiago Bernabéu e Neymar se arma para a cobrança de escanteio. Na bandeira, a imagem é do troféu da Liga dos Campeões e o número 12. O total de títulos do Real Madrid. O clube usou do peso da camisa para motivar torcida e jogadores durante o processo de preparação para o confronto contra o Paris Saint-Germain, pelas oitavas de final. No jogo de ida, deu certo. Vitória por 3 a 1.

A maturidade do time madrileno foi nítida. Em nenhum momento, a equipe se posicionou de forma extremamente ofensiva. Mesmo se tratando de um jogo de ida em casa.

Bandeirinha de escanteio do Real - João Henrique Marques - João Henrique Marques
Bandeirinha de escanteio do Real
Imagem: João Henrique Marques
Na formação titular, Zidane utilizou a mesma equipe da final da Liga dos Campeoes no ano passado – única alteração foi Nacho no lugar de Carvajal, suspenso -. A experiência era determinante.

“Nós somos os atuais bicampeões e assim que vamos nos posicionar”, destacou Marcelo na véspera da partida.

Com confiança, a torcida do Real Madrid respondeu ao primeiro gol do PSG – Rabiot, aos 33 minutos do primeiro tempo - com gritos de apoio. O time francês também parecia ter controle do jogo no trecho final da partida. Foi quando o Real reagiu. 

“Para mim ficou claro que hoje foi inexperiência. Os jogos aqui são complicados, muito, muito largos. No momento que relaxamos um pouco, eles nos golpearam”, comentou Daniel Alves.

“Penso que foi um jogo bom taticamente, de inteligência. Mas precisávamos ter mais concentração no final de jogo. Contra adversários como esse, não podemos ter desatenção. São detalhes duros e diferenciais”, analisou Marquinhos.

Ao longo do ano, o Real Madrid parecia desmotivado e sem confiança para a partida. Na quarta colocação do Campeonato Espanhol e eliminado na Copa do Rei pelo pequeno Leganés, vencer o PSG passou a ser encarado como obrigação.

Na preparação para a partida, impressionou como a torcida do time jamais desacreditou. Em jogos pelo Campeonato Espanhol, era a música tema da Liga dos Campeões que soava no estádio a cada final de partida. 

Já a postura da mídia também era de tom otimista. O principal jornal esportivo de Madri, o Marca, usou na capa no dia do jogo uma imagem do escudo do time na manga da camisa. Nele estavam a taça de campeão com o número 12. A mesma imagem da bandeirinha de escanteio.